quinta-feira, 20 de abril de 2023

Sou Cristão, preciso mudar minha forma de vestir?

 


Antes de tudo não existe roupa de crente, isso mesmo que você leu!!

Em nenhum momento a Bíblia nos apresenta um “manual de moda” com as roupas que podem e não podem ser usadas. Ainda que na atualidade, muitos se perguntam a mesma coisa.

Se você observar bem, perceberá que as roupas

oferecidas pela sociedade é para agradar aos homens e não a Deus”, as pessoas investem muito tempo e dinheiro para se vestirem.

Como estar escrito: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 coríntios 10.31 - NVI)

Dessa maneira, a roupa revela muito sobre a pessoa que o usa, se ela pertence ao reino das trevas ou ao reino da luz. Nossa aparência exterior declara qual é o nosso caráter interior; revela o nosso estado espiritual. Por qual motivo você usa sua roupa? Você segue a padrão da Bíblia ou da moda?

Como estar escrito: "Quero também que as mulheres tenham sua participação, portando-se com humildade na presença de Deus, sem obsessão por ficar se enfeitando na frente do espelho ou correndo atrás da última moda, mas fazendo um belo trabalho para Deus, tornando-se belas dessa maneira." (1 Timóteo 2:9-10 - Bíblia A Mensagem)

Apesar desse texto bíblico ser direcionado a mulheres, não temos como deixar de mencionar que esse é um padrão que se enquadra também a homens. Não é possível que mulheres sejam decentes em seu vestir e os homens fiquem de fora.

Quando um ser humano se encontra com Deus e experimenta o novo nascimento, sente vergonha de exibir sua nudez em público. A decência nasce de um encontro com Deus.

No mundo atual, percebe-se muita nudez, seja nos jornais, revistas, filmes, séries e nos outdoors pela cidade.

Sabemos que o mundo se veste a fim de mostrar o corpo. Em quase todas as modas, o propósito é a sensualidade.

Como estar escrito: "Sejam filhos obedientes. Não voltem ao seu antigo modo de viver, quando satisfaziam os próprios desejos e viviam na ignorância." (1Pedro 1:14 - NVT)

 

Mas agora que roupa usar?

Sabemos que existem roupas mais formais e outras mais informais. Por exemplo, se você for convocado a ir prestar algum depoimento a um juiz, ele não aceitará que você vá de shorts curtos, chinelo, sem camisa. O lugar e a ocasião pedem roupas mais formais. Da mesma forma, devemos ser sábios quanto a roupa ideal para cada ocasião e lugar (ir ao trabalho, à igreja, à academia, aniversários, etc.).

As roupas que usamos podem comunicar coisas sobre nós (verdadeiras ou não). Sabemos que isso é algo relativo, mas pode ser uma forma interessante de decidirmos se uma roupa é correta ou não para um cristão.

Para mulheres, por exemplo, o que uma blusa com um “mega decote” ou uma micro saia comunicará sobre você? Certamente que está se expondo, que está desejando mostrar certas partes de seu corpo. Isso é positivo a uma serva de Deus? Creio que não! Então não use isso!

 

Para homens, o que uma calça extremamente colada, ou mostrando parte da cueca, comunica sobre você? Certamente que está querendo chamar a atenção para suas partes que não deveriam estar tão em evidência. Isso é bom para um servo de Deus? Creio que não! Então não use isso!

Glorificar a Deus com nosso vestir é algo que precisa estar em nosso foco. Deveríamos chamar a atenção de outras pessoas não pela pouca roupa ou roupas provocantes sexualmente que usamos, mas pelo nosso modo de viver em Cristo.

Assim, cabe a cada um de nós fazer as melhores escolhas quanto as nossas vestes, buscando sempre avaliar se aquela roupa vai honrar o nome de Deus ou não.

Também devemos ter paciência com novos convertidos, com pessoas que ainda não tem “bom senso” e estão em fase de construção da sua identidade em Cristo!

Assim, quando for comprar uma roupa ou se vestir para alguma ocasião, faça a você mesmo esta pergunta: Essa roupa honrará o nome de Deus que eu carrego por seu cristão?

Como estar escrito: “Mantenham-se afastados de toda forma de mal.” (1Tessalonicenses 5:22 - NVT)

Ore a Deus para que ele molde e refine a sua maneira de vestir, ore para que o Espírito Santo lhe inspire a transmitir a verdadeira beleza através daquilo que você veste.

Um coração que entendeu o princípio da decência, conseguirá ser belo tanto por dentro como também por fora.

E para finalizar, quero deixar uma frase: “A roupa pode não definir o caráter de um crente, mas o caráter de um crente define a roupa que ele usa” (Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...