segunda-feira, 1 de maio de 2023

Como vencer a tentação?


A Bíblia diz que nenhuma tentação é impossível de vencer, no entanto, Deus sempre oferece uma saída! “Nenhuma tentação, nenhum teste que surge no caminho de vocês é maior que o enfrentado por outros. Tudo que vocês precisam lembrar é que Deus não deixará

que fracassem. Ele nunca permitirá que sejam pressionados além do limite, mas estará sempre com vocês para ajuda-los a vencer a tentação.” (1 Coríntios 10:13). Resistir à tentação pode ser muito difícil às vezes, mas não é impossível. Se você chorar antes do pecado (Mateus 5.4), Jesus, ele vai lhe ajudar a vencer a tentação.

Agora te pergunto como vencer a tentação?

Vou usar alguns passos que pode clarear sua mente e de forma simples, mostrar que sim, é possível vencer às tentações da carne, pois, o velho homem ainda habita em nós, mesmo depois de fazer de Jesus o Senhor de nossas vidas.

Paulo escreveu: “Quando quero fazer o que é certo, está presente em mim o que é mau.” (Romanos 7:21). Você já se sentiu assim também? Se já, este artigo pode te ajudar a lutar contra o desejo de fazer algo errado.

Eis os passos para vencermos a tentações:

1)    Memorizar e estudar a palavra de Deus

Quando Jesus foi tentado no deserto, ele usou as Escrituras para silenciar o diabo (Mateus 4:3-4). A Bíblia lhe ajuda a identificar e vencer as tentações, ensinando o que é certo e o que é errado. Quanto mais você estuda, medita e memoriza as escrituras, mais fácil será reconhecer situações de tentação e tomar a atitude certa. “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11). Além disso, quando você pensa na Bíblia, você enche sua mente de coisas boas. Isso ajuda a mudar seu coração e a se sentir menos tentado pelo pecado.

2) Fale sempre com o Senhor em oração.

Não há problema nenhum em admitir que você é fraco e precisa de ajuda! Foi por isso que Jesus ensinou os discípulos a orar por livramento da tentação: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” (Mateus 6:13). Deus ajuda quem pede. Quais são suas fraquezas? Conte para Deus e peça Sua ajuda para superar a tentação. Você pode se sentir fraco, mas Deus é forte e tem poder para lhe ajudar. Você não precisa ir ao seu quarto, dobrar seus joelhos e orar. Você pode falar com Deus aonde você estiver, e qualquer momento, a qualquer hora. “Orem continuamente.” (1 Tessalonicenses 5:17)

3) Você pode resistir

Você pode resistir à tentação! Isso mesmo, você pode. Esse passo pode parecer óbvio, mas muita gente não tenta resistir. A Bíblia diz: "Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4:7). Quando vem o pensamento ou a situação de tentação, diga “não!” Se você é salvo por Jesus, você tem poder de escolha, de fazer o que é certo. Deus não retira todas as tentações da vida, mas Ele dá força para resistir em meia a elas.

4) Não tem outra opção: Fuja!

Sim, a escrituras aconselha a fugir! Mais especificamente, fuja da tentação sexual: “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.” (1 Coríntios 6:18). A tentação sexual é um tipo de tentação muito forte e quem peca sexualmente brinca com fogo, e acredite, não se deixe ser queimado(a). Se você se encontrar em uma situação de tentação sexual, fuja, caia fora que é furada.  Evite a zona de perigo. Pense nas consequências do pecado. Pense em como esse pecado vai entristecer a Deus.

5) Suas decisões precisam ser radicais

Seja Radical! Não espere que a tentação ganhe força! É melhor prevenir que remediar. Jesus aconselhou seus discípulos a se livrarem de tudo que os levava a pecar: “Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno. E, se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno.” (Mateus 18:8-9)

Muitas vezes, aquilo que você vai ter de fazer para vencer a tentação vai doer tanto como perder uma mão ou um olho! Mas é melhor perder algo precioso agora que cair em condenação eterna. Por isso, se você tem alguma coisa que lhe tenta, livre-se dela. Essa coisa poderá ser uma revista, um computador, uma curtida numa foto sensual Instagram, um filme ou série que tenha muitas cenas sensuais, uma roupa mais colada, troca de mensagens mais carinhosas com alguém do trabalho... Seja radical e use sua criatividade; tire a tentação de sua vida. Atenção! Jesus não está falando pra você arrancar um de seus olhos, longe disso, disse que precisamos ter cuidado com o que olhamos.

6) Se você caiu, não desista

Nenhum cristão é perfeito. Por vezes você vai cair em tentação e pecar. Mas não desista! Peça perdão a Deus e procure ajuda com alguém que possa orar, cobrar e ajudar você. “Portanto, confortem-se e encorajem-se mutuamente com essas palavras.” (1 Tessalonicenses 4:18). Deus sempre perdoa quem se arrepende “Mas, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos limpar de toda maldade.” (1 João 1:9).

Vencer a tentação pode levar tempo e esforço. Nem sempre é fácil, mas Deus recompensa quem não desiste: “Portanto, não nos cansemos de fazer o bem. No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos.” (Gálatas 6:9). Ele vai estar com você e lhe ajudar pelo caminho todo.


A tentação e a pressão dos colegas geralmente andam lado a lado. A Bíblia diz: “Más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33). A pressão dos colegas ou da mídia pode fazer você sentir desejos errados que podem te levar a uma situação desagradável. “A pressão para ser aceito pelos outros pode te levar a fazer qualquer coisa que eles façam, só para ganhar a aprovação deles.” Se você não tiver certeza do que acredita, da sua fé em Jesus, pode virar um boneco que os outros controlam. É muito melhor seguir o conselho da Bíblia de reter o que é bom: “mas ponham à prova tudo que é dito e fiquem com o que é bom.” (1Tessalonicenses 5:21)

Resistir e fugir são as duas formas mais importantes de vencer a tentação.

Simplesmente fuja da tentação como José fugiu da esposa de Potifar, fuja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...