quarta-feira, 31 de maio de 2023

O que significa ser cristão?

O termo “cristão” surgiu pela primeira vez na cidade de Antioquia em referência aos discípulos de Cristo naquela cidade como está escrito: “Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados de cristãos.” Atos 11.26  

“Contundo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.” 1 Pedro 4.16

Eles foram assim chamados pelos moradores daquela grande metrópole devido ao bom exemplo que davam e por sempre testemunhar a respeito de Jesus,

desde então o termo pegou. Com base nisso entendemos que cristão significa “seguidor de Cristo”. Este nome ficou popular e se tornou o nome “oficial” dos seguidores de Jesus atualmente.

Um cristão é uma pessoa que ama a Jesus, que fez Dele seu Senhor e Salvador e obedece aos seus mandamentos descritos na Bíblia. Cristão também pode significar discípulo ou imitador de Cristo. Os cristãos tem uma fé baseada em que Jesus é o Cristo prometido, o Salvador do mundo. Ele veio ao mundo para nos salvar das mãos do pecado, que nos afastavam de Deus. Assumiu o nosso lugar morrendo na cruz, porém ressuscitou e hoje vive. Agora todos que se arrependem de seus pecados e aceitam Jesus como seu Senhor e Salvador podem viver uma nova vida com Ele. Jesus liberta do pecado e da condenação. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8.1

O verdadeiro cristão é reconhecido pela sua maneira de viver. Não adianta dizer que você crê em Jesus se você continua na prática de coisas erradas, sem querer mudar de verdade. O cristão se esforça para abandonar o pecado durante toda a sua vida terrena e pede constantemente a ajuda de Jesus para conseguir seguir o caminho estreito que conduz a Deus. Mas você não precisa andar sozinho. A igreja é o lugar onde os cristãos se reúnem para crescer e adorar a Deus juntos e ajudar uns aos outros em amor. Procure se integrar em uma igreja que viva o Evangelho de forma genuína, que siga o Jesus da Bíblia e não o “Jesus” criado pelo homem.

Ser cristão vai muito além de crer em Deus ou participar das reuniões aos domingos, é um novo modo de viver, diferente dos que não seguem a Deus. Posso afirmar que 90% das pessoas ao redor do mundo sabem que é Jesus, sabem o que ele fez, mas ainda assim, não se decidiram fazer de Jesus o Senhor de suas vidas.

Se você ainda não colocou sua fé em Jesus Cristo, eu peço que você o faça já! Como ser humano você tem o direito de rejeitar o meu conselho, não é obrigado a crer no que tenho falado por meio deste artigo, pois você tem o livre arbítrio, a liberdade de escolha. Eu também possuo a mesma liberdade, porém, eu escolhi aceitar a oferta da Salvação por meio de Jesus Cristo.

Um cristão de verdade não deve andar com cara feia evitando quem não segue a Jesus ou sem esperança, achando que nossa caminhada é em vão. Acredite, nós estamos caminhando rumo ao céu, este mundo não é o nosso lar.

“Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” Mateus 10.22

Quando compreendemos esse fato, podemos viver e servir melhor ao Senhor até o ultimo dia de nossas vidas nessa terra. “Os Astronautas antes de colocarem os pés na lua fazem simulações e experiências para ficarem bem preparados, se queremos colocar nossos pés nos céus teremos que praticar um pouco mais enquanto estamos na terra, teremos que ensaiar colocando nossos pés na rocha que é Cristo. Servir a Deus hoje não é fácil, mas eu digo que é uma experiência gloriosa, cheia de maravilhas ainda aqui na terra.” (Extraído da Conferência de Billy Graham)

Mas o que significa ser cristão hoje em dia?

Mas antes de tudo uma pergunta: Você se considera um cristão?  Muitos tem uma ideia equivocada sobre o que é ser um cristão. Alguns dizem que cristão é quem veste roupas sociais, passam longas horas orando, isso não torna cristão. Outros dizem cristão é aquele que vive uma vida honesta, que trata os outros como quer ser tratado, vive isolado de todo mundo, com cara fechada, mas isso também não nos faz cristão. Já outros afirmam que cristão é quem cumpre os 10 mandamentos, porém, afirmo que todos tem quebrado os mandamentos.

“Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.” Tiago 2:10

Sendo assim, temos quebrado todos os mandamentos, isso a bíblia chama de pecado. Há pessoas que acham que ir à igreja é ser cristão, mas ir à igreja não te faz cristão, ser cristão é ter relacionamento real, pessoal, genuína, profunda e verdadeira com Cristo. Mas o que é um cristão?

1.     Cristão é uma pessoa que fez uma escolha.

Quando lemos a Bíblia, percebemos que somos chamados a escolher, como por exemplo: No jardim do Éden, Adão e Eva fizeram uma escolha, uma escolha errada. Eles se opuseram a Vontade Divina. Decidiram construir um mundo sem Deus, cometeram um erro terrível e trágico. Os nossos primeiros pais quebraram a Lei de Deus. Os seus filhos Caim e Abel herdaram os resultados da sua desobediência e este resultado tem se estendido para você e para mim. Todos somos capazes de pecar, e todos pecamos. “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Mateus 7.13-14. Ele disse que são poucos que estão no caminho que conduz aos céus, porque a grande maioria vai para o caminho largo que leva a destruição, ao julgamento e ao inferno. Em que caminho você se encontra?

2.     Essa escolha produz mudança em sua vida.

No instante que você aceita Jesus e faz Dele seu Senhor e Salvador, você recebe o Espírito Santo. “Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa.” Efésios 1:13.

Cristão é cujo a vida tem produzido mudança, e quem realiza isso é o Espírito Santo. Como está escrito: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”2 Coríntios 5:17, é Cristo quem faz esse atoa na sua vida. Uma pessoa é transformada mediante a mudança e renovação de sua mente. Você atua segundo o que você crer. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2. Deixar de ser uma pessoa derrotada com os olhos fixos nos seus problemas, isso depende que sua mente mude. Por isso, mude sua mente a respeito de Deus, a respeito de Cristo, siga-o então encontrará paz e satisfação que só Ele dar. Jesus pode mudar nossas vidas, nossas mentes, desde que permitamos ele fazer.

3.     Cristão é uma pessoa que aceitou um desafio.

“Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Marcos 8:34.

Em outras palavras, temos que negar o nosso “eu”, as nossas ambições egoístas, os nossos prazeres pessoais pecaminosos, e logo, temos que nos virar e tomarmos a nossa cruz. Jesus quis dizer é que quando você regressar para sua casa, sua faculdade, seu trabalho ou para seus “amigos” e contar que recebeu a Cristo como seu Salvador, provavelmente eles vão rir de você, talvez façam piadas, ou talvez alguns irão se afastar e cortar relação com você. Você vai ter que pagar um preço! Muitos que o seguiam, se afastaram de Jesus. Mas Jesus ensinou que só existe dois caminhos e você tem que decidir qual deles vai escolher para trilhar. Há dois senhores, e você tem que eleger a quem vai servir. Há dois destinos o céu e o inferno, você tem que escolher. Deus não escolher por nós! Essa é a decisão que você deve tomar sozinho. Deus enviou seu filho para que pudesse nos perdoar por meio do sacrífico de Jesus e nos levar de volta a Deus, e ter a vida eterna. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

Ele nos prometeu que nos enviaria o Espírito Santo que nos convenceria e nos ajudaria a tomar a decisão certa. “Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.” João 16:8.

Mas não seja um cristão de aparência ou só quando alguém estiver olhando.

 “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Mateus 15:8

“Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.” Mateus 7:21

 

Decida hoje mudar de vida, se já cristão decida viver para Jesus e por Jesus, pois como Jesus disse:

 

“Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo!” Mateus 4:17b

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...