segunda-feira, 15 de maio de 2023

Qual a importância da oração?


A oração nada mais é do que falar com  Deus, seja na igreja, em casa, no trabalho, em qualquer lugar, não importa, apenas fale com Ele. Nosso alvo como filhos de Deus é nos tornarmos um com Ele em espírito. Algumas pessoas já ouviram falar de Deus, outras dizem que conhecem a Deus, mas são poucas as que podem afirmar que têm um relacionamento e intimidade com Deus. Ter intimidade com alguém é conhecer essa pessoa profundamente, passar tempo com ela, saber o que ela gosta, o que não gosta, seus sonhos e anseios. Com Deus não é diferente. Para ter intimidade com Ele, é preciso passar tempo orando (falando), lendo (meditando) na Sua Palavra, tudo isso cria uma intimidade, um vínculo.
Quando temos intimidade com Deus, somos mais fortes, ficamos mais preparados para enfrentar as tentações e dificuldades da vida. 

"Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo." (Salmos 42.1-2a)

Como descrito no versículo acima, nossa alma anseia, tem fome de Deus, não deixe passar essa dádiva de falar com Deus, fale abertamente, nossa oração não precisa ser bonita e nem comprida para ser ouvida, mas sincero, isso é agradável ao Senhor.

"Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus." (Filipenses 4.6-7)

Mas se Deus é Onisciente, porque orar se Ele já sabe de tudo?

Segundo o dicionário, Onisciente é uma palavra que se refere a uma qualidade atribuída ao Deus supremo nas religiões monoteístas. Significa que Deus possui plena e perfeita sabedoria e está ciente de tudo o que ocorre, sendo a própria fonte de todo o conhecimento. Onisciência é a capacidade de saber tudo, incluindo possibilidades, pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo. 

Isso mesmo pessoal, Ele sabe de tudo, porém, não oramos porque Deus não sabe de nada, oramos porque Deus tem prazer em nos ouvir. Mas temos que avaliar o que estamos pedindo a Deus, se é pra satisfazer nossos desejos ou para glorificá-lo. Vejamos duas passagens bíblicas que descreve o que estou querendo dizer:

"Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres." (Tiago 4.2-3)

"Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1º Coríntios 10.31)

Nem tudo Deus vai responder com sim, as vezes Ele vai responder com "não" ou "espere um pouco", porque Ele sabe que naquele momento não será bom pra você. Não seja como Sara, que apesar de Deus ter prometido um filho, não confiou no tempo do Senhor, pegou atalho, fez Abraão ter relações com sua escrava, e nisto nasceu Ismael, que é o descendente dos árabes, que até hoje entre em guerra com os filhos de Isaque, os Israelitas, o povo Judeu atualmente. A história de Sara e sua falta de paciência, podemos ver em Genesis do capítulo 16 a 18. 

A religiosidade tem plantando heresias em algumas igrejas, a ponto de muitos cristãos acharem que a oração só é ouvida por Deus se feita em voz alta e com palavras difíceis nas frente de outras pessoas… Chegam a acreditar que se uma pessoa não tem um carro do ano, uma casa luxuosa ou uma vida financeira gorda, esta pessoa não tem uma vida de oração, que está em pecado. Isso é mentira!!!

"Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno"
(1º João 5.19) 

 Antes de sair acreditando em tudo que sai da boca de homens que fazem de Deus criatura, faça uma consulta na bíblia, pergunte, questione, seja como os cristãos de Bereia:

"Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para a cidade de Bereia. Quando chegaram lá, eles foram à sinagoga. As pessoas dali eram mais bem-educadas do que as de Tessalônica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade."
(Atos 17:11-12)

Exemplos de oração:

Ana - Mãe do Profeta Samuel

"Porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz" (1º Samuel 1.13a)

Pedro - Quando o anjo vai libertá-lo

"Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se!”, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro." (Atos 5.6a-7)

Jesus ora por todos os Cristãos


“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste." (João 17.20-21)

Orar por aqueles que precisam

"Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore." (Tiago 5.13a)


 Acima de tudo, agradeça a Deus por tudo!

"Ó SENHOR, aceita a minha oração de agradecimento e ensina-me os teus mandamentos!" (salmos 119:108)



Não caia na armadilha de satanás, ao contrário, siga o que a Bíblia diz: 
"orem sempre" (1° Tessalonicenses 5.17)

 Pratique a oração, seja ao acordar, agradecendo por mais um dia, seja no trabalho, nas refeições, na faculdade e ao dormir. Convide Jesus para participar do seu dia a dia, converse mais com Ele, e sua vida espiritual vai melhorar 100%...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...