terça-feira, 4 de julho de 2023

A salvação pode ser perdida?

 



O que é salvação?

Se uma pessoa precisa ser salva, é porque está em apuros. Se você está se afogando no mar, precisa de alguém para lhe salvar. Do mesmo jeito, quem ainda não tem Jesus está preso em seus pecados e não consegue sair sem ajuda. Jesus é o “salva-vidas”, Ele morreu e ressuscitou para nos libertar das garras do pecado e nos dar uma nova vida. Quando você aceita Jesus como

salvador você é salvo, você já não é mais escravo do pecado e não precisa ter medo de ir para o Inferno; você deixou de se afogar, o salva-vidas está lhe segurando agora!

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2

A salvação é um processo, somos salvos quando aceitamos Jesus como nosso único Salvador. NADA nos pode separar de Deus “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:38-39. Quem é salvo não precisa ter medo de perder a salvação.

 

Podemos perder nossa salvação?

Posso afirmar sem medo de errar, não!!! Não perdemos nossa salvação em Cristo!

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.Efésios 2:8-9

“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2

O texto acima afirma que a salvação é obra de Deus em nossa vida e não das nossas próprias obras e que não estamos condenados, mas livres em Cristo! Esse fato comprova que não podemos perder nossa salvação! Mas por quê? Por que a salvação, que é pela graça e pelos méritos de Cristo, não depende das nossas obras. Se dependesse, poderíamos perdê-la. Como ser humano imperfeito, por negligência, por falta de atenção, por dar ouvidos as tentações do inimigo, o salvo poderá pecar e desagradar a Deus. O ser humano é falho, imperfeito, vamos cair na caminhada, vamos tropeçar, mas em Provérbios 24:16 diz: “pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade.”

Ao longo da História, surgiram várias posições diferentes sobre a possibilidade de perder a salvação. As três posições principais são:

O Calvinismo - que ensina que um cristão verdadeiro, salvo por Jesus, não pode perder a salvação.

O Arminianismo - que diz que a Bíblia não é muito clara sobre o assunto, logo não podemos tomar uma posição definitiva, nem de um lado, nem de outro.

O Pelagianismo - que afirma que é possível perder a salvação, por isso precisamos parar de pecar.

O Pelagianismo é considerado uma heresia pela maioria das igrejas, porque ensina que a salvação depende de nossas obras, não da fé na graça de Deus, através do sacrifício de Jesus. O Calvinismo e o Arminianismo são as duas posições mais comuns entre os protestantes.

 

Se eu pecar, posso perder a salvação?

Podemos pecar mesmo depois de anos na igreja, mas a diferença é que somos disciplinados por Deus, assim como nossos pais terrenos nos disciplinava quando fazíamos algo de errado, porque eles queriam que fossemos melhores. Assim é Deus, eu e você podemos pecar, podemos errar, mas toda ação há uma consequência, teremos que assumir o resultado da desobediência, mas Jesus estará conosco, “Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (1 Coríntios 11. 32). 

Bem-aventurado o homem, Senhor, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua leiSalmos 94:12.

Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.Hebreus 12:5-8.

Porém, o Espírito Santo sempre reconduzirá o salvo a reconhecer sua real situação e retornar à comunhão com Deus. Isso explica o fato de algumas vezes vermos pessoas que eram crentes fervorosas estarem afastadas por algum motivo. Elas irão sofrer por não observarem o que a palavra de Deus as ensinou, mas serão reconduzidas ao caminho pela força do Amor de Deus. Uma frase muito antiga demonstrar isso: “Se você não vier pelo Amor, virá pela dor! Deus vai puxar sua orelha quando sair do caminho, o Espírito Santo vai incomodar seu coração, vai te disciplinar, até que volte para Ele. Esse é o desejo do nosso Deus: “Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” 1 Timóteo 2:3-4.

Com isso em mente, mesmo se percamos, não podemos perder a salvação! Não podemos usar da liberdade em Cristo, para pecar deliberadamente, com a ideia de que Deus vai me perdoar amanhã se eu pecar hoje. Isso se chama hipocrisia, e isso não faz parte do perfil de um Filho(a) de Deus!

Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.1 Pedro 2:1

 

Quem se desvia perde a salvação?

Significado de Desviar: mudar a direção de; desviar o trânsito; desviar os olhos.

“Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.” Hebreus 12:2

Você pode estar salvo e ainda pecar. Existem pecados que levam tempo e trabalho para deixar, mas não fique triste, isso faz parte do processo de santificação, mas não pode desistir do caminho ou na primeira queda. Com isso, posso dizer que o diabo tentará causar o máximo de estragos, para dificultar esse processo de santificação, fazendo de tudo para piorar nossas vidas e impedir de alcancemos nosso potencial máximo em Cristo.  Quando uma pessoa começa a congregar em uma igreja por causa de alguém, está colocando seu foco no lugar errado em vez de Cristo, com o passar do tempo, descobre que a pessoa que ela admirava, falhou, não falou do jeito certo, ou saiu da igreja, então essa pessoa também sai da igreja, se desvia do caminho e decide não voltar mais.

Quando você realmente entende que não há nenhum outro caminho melhor do que seguir a Cristo, você pode vacilar, ter crises de fé, até sair da igreja, mas o Espírito Santo nunca vai te abandonar, ficará martelando em sua mente, mostrando que você está caminhando na direção errada.

Mas, para todos que têm o coração voltado para Deus e procuram seguir Jesus verdadeiramente, não é preciso ter medo de perder a salvaçãoNós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos. “Hebreus 10:39

 

E quem morre afastado de Jesus? Continua salvo?

Sinto muito lhe informar, mas a resposta é não!

Aqueles, porém, que pareciam ser salvos, mas se afastaram de uma vez por todas de Deus, na verdade, alguns nem aceitaram a Cristo de coração, foram levados pela emoção do momento. 

Há casos de pessoas que vivem grande parte de suas vidas professando a fé cristã, mas acabam morrendo num período em que estão afastadas do Evangelho. Diante disso muita gente fica em dúvida sobre o destino eterno dessas pessoas. Se alguém realmente morreu e abandonou a fé, recusou convites, virou as costas para Deus, então esse alguém nunca foi um salvo genuíno. Essa pessoa nunca creu verdadeiramente em Jesus, e sempre esteve condenado.

A única situação em que talvez seja possível perder a salvação é quando uma pessoa rejeita deliberadamente o evangelho, escolhendo não ter mais nada a ver com Jesus e recusando a se arrepender, decidindo viver sem Deus, Mas, nessa situação, é difícil dizer se a pessoa era mesmo salva antes.

“Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.” 1 João 2:19.

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.Romanos 8:9

“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem a vocês mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!2 Coríntios 13:5

 

Lembremos do ladrão na Cruz: “A nossa punição é justa, porque estamos recebendo o castigo que os nossos atos merecem; mas este não fez mal nenhum. E acrescentou: — Jesus, lembre-se de mim quando você vier no seu Reino. Jesus lhe respondeu: — Em verdade lhe digo que hoje você estará comigo no paraíso.” Lucas 23:41-43.

Enquanto há vida há esperança! Depois que pessoa morre, já não se pode fazer mais nada!

E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízoHebreus 9:27

Se você se desviou, arrependa-se, peça perdão a Deus e volte. O perdão de Deus está sempre disponível para qualquer um.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9

 

Volte a primeiro Amor, volte para Jesus antes que seja tarde. Não importa em que situação você esteja, ou em que circunstancia se encontre, feche seus olhos, peça A Jesus para vim reinar em sua vida, aceite hoje, pois mais tarde poderá ser tarde demais!

 

“Busquem o Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto.” Isaías 55:6


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...