sexta-feira, 28 de julho de 2023

O principio de reverência mudou nos cultos?

 

“Por isso, recebendo nós um Reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e temor.” Hebreus 12:28

Vivemos nos dias em que as pessoas procuram lazer, entretenimento e irreverência para se distrair e relacionar com pessoas interessantes. Mas quanto ao culto, até que ponto podemos ser descontraídos? Creio que o culto deve ser

espontâneo e alegre sem perder o respeito que lhe é devido. Quando você comparece diante de uma autoridade, se preocupa em como se comportar, não se atrasando, vestindo-se adequadamente, escolhendo palavras e se calando na hora certa. Será que Deus não merece respeito ainda maior? Claro que sim, pois Jesus merece sempre o nosso melhor.

Significado de reverência:

1.eneração pelo que se considera sagrado

2. respeito profundo por alguém ou algo, em função das virtudes, qualidades que possui ou parece possuir; consideração, deferência

3. cumprimento respeitoso, ger. acompanhado de inclinação do tronco para a frente ou de flexão dos joelhos; mesura, vênia

“Um exemplo da falta de reverência: Uma família chega no culto atrasada como de costume. Passando na frente de todos até chegar nos seus assentos. A leitura da palavra já estava sendo feita. O marido cutuca o senhor que está ao seu lado, que está concentrado lendo a Bíblia, e pergunta; qual é o versículo que é pra ler mesmo? A esposa por sua vez não querendo se estressar com o mal comportamento do filho, entrega o celular pra ele assistir ou jogar em pleno culto. (dando mal exemplo para outras crianças, que estão lendo a Bíblia com seus pais). O culto continua, e marido deixa a Bíblia de lado, e começa abraçar a sua esposa e começar a fazer cafuné, como se estivesse no cinema ou encontro sociais. Enquanto isso o pastor continua dando o sermão e a leitura da palavra. O celular do marido recebe uma ligação (pois ele não tinha deligado o celular) todos na igreja se desconcentra do sermão. A esposa fica aborrecida com a situação e pede pra ele desligar o celular, e também tira o celular de seu filho. A criança começa a chorar e fazer birra, a mãe começa a brigar e fazer ameaças pra criança ficar calada. Isso é só um exemplo, sei que existe outras situações desagradáveis.”

A palavra de Deus diz que há “tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7). Durante o culto é desnecessário ficar conversando com qualquer outra pessoa sobre futebol, notícias, séries ou ficar bisbilhotando as redes sociais na hora em que o pastor está dando o sermão.

Da mesma maneira que a reverência nos aproxima de Deus, o desrespeito no meio do culto cumpre os propósitos de satanás que tenta fazer com que as pessoas que não tem reverência pela palavra de Deus roubem as sementes que estão sendo plantadas através do sermão, tirando atenção dos ouvintes, nisso você está se tornando uma pedra de tropeço. No entanto, na maioria das vezes, uma "pedra de tropeço" refere-se a algo ou alguém que atrapalha o relacionamento de outra pessoa com Deus. Em Mateus 18:6-7 diz:" — E, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor para esse que uma grande pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e fosse afogado na profundeza do mar. — Ai do mundo por causa das pedras de tropeço! Porque é inevitável que elas existem, mas ai de quem é responsável por elas!" 

Temos que evitar ser um obstáculo para os outros, principalmente para os visitantes ou novos na fé. Quando demonstramos reverência por Deus nos cultos, as pessoas ao nosso redor também mostram reverência na hora que a palavra está sendo transmitida. Outra coisa super importante que não poderia deixar de fora é o apelo, algumas igrejas estão não se preocupam com essa parte no culto, ou seja, na hora do apelo as pessoas não ficam em silêncio para que seja efetivo a palavra, se caso você não está familiarizado com o termo “apelo”, é aquele momento em que o pregador está apresentando Jesus e convidando quem escuta a aceitar Jesus como Senhor de sua vida, no entanto, já vi em algumas congregações que nessa hora, as pessoas ficam conversando, vendo vídeos ou andando, tirando (roubando a semente) oportunidade dessa pessoa mudar de vida. Nessa hora, precisamos fechar nossos e estar em oração para que Deus possa quebrantar e abri os corações dos visitantes. Por isso existe as chamadas noites especiais, esse evento não é para quem já é cristão, mas em especial para aqueles que ainda não fizeram de Jesus seu salvador pessoal. Se tem noites como estas em sua igreja, participe, vista a camisa, seja uma ponte, não cometa o erro de dizer: “Ahhh, eu já vi essa peça”, “já é a terceira vez com essa temática”, “as mesmas músicas”, “de novo isso”, meu irmão e minha irmã, as noites evangelísticas não são para nós, mas para os não cristãos, se você fez ou ainda faz isso, pare agora mesmo, lembra da pedra de tropeço? Não seja uma! Se tem noite especial, faça com alegria, dê o seu máximo, convide o máximo de pessoas para esse dia, e Deus fará acontecer!

Por isso, na hora da mensagem, temos que ter respeito à palavra que está sendo anunciada, que possamos evitar distrações, é apenas um dia na semana, apenas um dia que temos para cultuar e agradecer a Deus pelas bençãos e receber conhecimento da parte de Deus.

Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”

Que possamos no momento do culto oferecer nossos ouvidos, nossa boca, nossos olhos a Deus em total concentração e adoração a Deus!

Além da reverência e da concentração também é importante a reflexão durante o culto. Quando vamos ao culto, aprendemos alguma coisa útil para nossas vidas. Muitas pessoas não conseguem lembrar o que o pregador falou mesmo após o final do culto. Isso é porque deixam sua mente adormecer durante a mensagem. Por isso, é primordial levar um caderno, uma caneta e anotar a mensagem, assim, podemos ficar lembrando da mensagem durante a semana.

Como ajudar na reverência nos cultos?

Chegando mais cedo à igreja, procurar ir ao banheiro antes de se assentar ou levar uma garrafinha de água. Não se esqueça de cumprimentar os irmãos e os visitantes. Não ande pela igreja durante a pregação ou leitura da Bíblia. Evite conversar durante o culto. Desligue o celular ou no mínimo coloque no silencioso. Não leia revista, jornal e nem mesmo a vídeos enquanto o pregador estiver falando a menos que este peça para ler. Siga as orientações do dirigente, se levantando ou se sentando quando for pedido. Se esforce para cantar mesmo que a música não seja conhecida. Evite sair antes de terminar. Ajude as crianças e entenderem a seriedade do que está sendo feito no culto. Ensinando-as a prestar a devida atenção assentadas junto com os pais. Seja receptivo aos visitantes cumprimentando-os, se assentando junto e compartilhando a Bíblia.

É claro que existe a conversa irreverente, o sorriso irreverente, você pode sorrir, se alegrar com algo ou conversar sobre algo dentro do contexto do culto, isso não é nenhum problema, e Deus se alegra com essa interação social, no resumo a Bíblia diz que devemos ter reverência porque Deus é Santo, Perfeito e Justo, por essa razão, Ele merece o nosso respeito e a nossa dedicação, portanto, desprezar isso não é algo muito sensato.

Um comentário:

  1. A parte de levar um caderno e anotar e depois buscar entender ainda mais. Fome e sede pela palavra de Deus 🙏🖐️ ter respeito pelos visitantes, ser exemplo 🖐️ que texto esclarecedor sobre o que é ter reverência.

    ResponderExcluir

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...