segunda-feira, 24 de julho de 2023

Ouvir música secular é errado para um Cristão?

 

A Bíblia não diz em lugar nenhum que não podemos ouvir música secular. Cada pessoa deve seguir a sua consciência sobre que música deve ou não deve escutar.

Antes de falarmos propriamente sobre o termo música secular, uma definição inicial de música pode ser caracterizada por

uma arte que combina sons com uma sequência agradável no qual o compositor coloque as suas ideias, seus sentimentos, suas perspectivas de moral e ética. A música consegue penetrar na alma do ser humano, pois mexe com as emoções. Ela pode influenciar à nossa maneira de pensar e de ver as coisas.

 

Já ouvir muitas pessoas afirmarem que a música secular é do diabo, é errado ser radical e proibir toda a música que não seja religiosa. Deus, em Sua infinita misericórdia, deu o dom de fazer boa música a muitas pessoas que não O conhecem. Alguns pervertem esse dom e fazem música cheia de mensagens erradas, mas muitos outros usam o dom de forma inocente, apenas para criar algo belo. Não, música secular não é necessariamente trabalho do diabo. Só porque uma música vem de uma pessoa que não é cristã, isso não significa que é ruim e que não devemos escutar. Na atualidade percebo que a boa música aos poucos está sumindo em muitos contextos, quer secular quer gospel. Quem gosta de uma boa música, antes de tudo, deveria saber a letra, se é edificante, que não tenha nenhum teor de imoralidade ou de degradação moral. Assim como tem muita gente “gospel” cantando muito bem com vida toda torta, nós podemos também encontrar pessoas sem vínculo religioso cantando músicas seculares maravilhosas.

Nada contra o interprete ou o autor, darei exemplo de música secular:

“Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder

Ideologia
Eu quero uma pra viver

Eu não posso ouvir algo desse tipo, não vai edificar minha vida, vai me levar a caminho sem esperança, a uma vida longe de princípios.

Música secular, de maneira simples, é toda a música que não fala diretamente sobre Deus, dos princípios bíblicos, algumas de maneira aberta, fere os valores associados a Bíblia. Porém, outras, devido ao pecado, existe uma distorção, imoralidade e uma forma de pensar corrompida pelo homem. Não encontrei nenhuma base ou indicação na Bíblia que possamos ouvir música secular ou não. Temos sempre de lembrar do “bom senso” ao que tipo de música convém ouvir.

Se uma música tem uma letra digna, mas o ritmo te leva em direção ao pecado, evite-a. Se o ritmo não te leva ao erro, mas a letra é profana e pecaminosa, evite também. Precisamos aprender a sermos cristãos críticos e coerentes em nossas posições. Evitar ouvir uma música que [você já sabe] que não agrada a Deus, é um bem que você faz a si mesmo e ao seu relacionamento com Ele. Precisamos aprender a fazer uma seleção daquilo que ouvimos, separando o que agrada a Deus e deixando de lado aquilo que não O agrada.

mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:21

 

As músicas que ouvimos, antes de tudo, devem glorificar a Deus e não ao homem.

 

Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.1 Coríntios 10:31

 

Um comentário:

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...