segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Porque o cristão deve constantemente meditar nas escrituras? E quais seus benefícios?

 


Essa semana iniciei meu devocional diário como de costume, ao ler o livro de Isaías, mais precisamente o capítulo 29, me deparei com três ensinamentos: o perigo do sono espiritual, a hipocrisia e a importância de meditar nas Escrituras Sagradas.

Embarcaremos juntos em uma jornada em busca de tesouros escondidos

desse capítulo. No livro de Isaías, a voz do Senhor ecoa através do tempo, revelando que Sua verdade é imutável e ao mesmo tempo atual.

O perigo do sono espiritual


Isaías começa mostrando o desapontamento de Deus com uma cidade amada, um lugar destinado a ser um farol de fé, no entanto se encontra imerso pela desobediência. Em meio a essa crise, a esperança brota. “Então a multidão de todas as nações que lutam contra Ariel (nome dado a Jerusalém) … será como um sonho de uma visão noturna” (Isaías 29:7). Esta é uma promessa de intervenção divina. Os opressores desaparecerão como um sonho, e a cidade de Deus será libertada. Ela nos assegura que, apesar das provações da vida, a mão protetora de Deus permanece firme sobre aqueles que O buscam verdadeiramente.

"Continuem sendo tolos, se quiserem! Continuem cegos, se preferirem! E, sem terem tomado vinho ou cerveja, fiquem bêbados e andem por aí tontos. Pois o Senhor Deus fez com que vocês caíssem num sono profundo; ele cobriu as cabeças de vocês e fechou os seus olhos. As cabeças e os olhos são os profetas, que não veem as visões que Deus envia. Agora, para vocês, todas as visões são como se fossem uma mensagem escrita num livro fechado e lacrado. Se levarem o livro para alguém que sabe ler e pedirem que leia a mensagem, a pessoa dirá: “Não posso; o livro está lacrado.” E, se pedirem a alguém que não sabe ler, a pessoa dirá: “Não sei ler.” (Isaías 29:9-12)

Aqui se discute a cegueira e a surdez espirituais entre o povo de Deus. O esfriamento espiritual abateu sobre eles. As palavras servem como um lembrete apropriado para nós hoje sobre os perigos do desleixo espiritual. É um chamado para despertar do sono do desânimo espiritual e mergulhar totalmente na Palavra de Deus que nos vivifica. A cegueira e a surdez espirituais, conforme descrito nesses versículos, nos mostra a falta de interesse pela palavra de Deus, apesar de sua disponibilidade. É um acontecimento trágico em ter os recursos espirituais (Bíblia, oração, comunhão com os irmãos), mas não os usar. Este estado de falta de interesses espiritual muitas vezes é consequência de um coração dividido, entre esta vida passageira (prazeres) e a vida vindoura (vida eterna).

Para exemplificar o que quero dizer, abaixo trago uma fábula parafraseada que gosto muito a respeito de “Dois Leões”. A moral dessa história é interessante.

“Sabia que dentro de você existem dois leões?



O primeiro leão, se chama CARNE. Esse leão gosta dos prazeres do mundo, de se divertir através de tudo o que é momentâneo e que o pecado proporciona. É inconsequente, não pensa no futuro e vive pelo hoje e o agora.

O segundo leão se chama ESPÍRITO. Esse leão também gosta de se divertir, mas de uma forma saudável, não precisa do pecado para se satisfazer, pois sua verdadeira felicidade está em Deus. Não vive de momentos, é sensato e sábio. Ele entende que não existe nada mais precioso que a salvação.

Ainda que estejam dentro de cada um de nós, apenas um se expressa no nosso exterior. Mas qual deles? O leão que você alimenta mais! Às vezes você não entende porque se sente fraco, não entende porque não consegue se firmar, resistir as tentações, ler a Bíblia, meditar nas escrituras, orar, ir ao ministério, ao seminário (estudos da Bíblia) e aos cultos. Mas o motivo é exatamente esse, você tem alimentado mais o leão da CARNE. Você me pergunta: como alimento esses leões?”

Você os alimenta através das coisas que você tem se enchido. Mau uso da internet, mentiras, cobiça dos olhos, prostituição, pornografia, fofoca, curtidas em fotos indecentes, assiste a séries ou filmes cujo o conteúdo é 95% imoral... Esses são os alimentos que fortificam o leão da CARNE e o torna cada vez mais forte e feroz em sua vida. Enquanto você continuar alimentando o leão da CARNE, sempre ficará frustrado consigo mesmo. A única maneira de ser uma pessoa forte e resistente a tudo o que o mundo oferece é procurar se encher das coisas de Deus, ou seja, escolhendo o leão certo para alimentar.

Leia a Bíblia mesmo sem vontade (comece lendo um capitulo por dia), ore a Deus (peça ajuda, dê bom dia, fale com Ele como se sente), Jejue (deixe de fazer algo por uma hora, exemplo: uma hora sem redes sociais, uma ou duas horas sem comer, consagre esse momento pra ler a bíblia, pode ser pelo celular), ouça músicas religiosas, vá a igreja mesmo sem vontade (Deus sempre tem algo para falar), tenha bons olhos, perdoe , leia blogs espirituais, livros de fé, faça seu devocional diariamente (meditando nas Escrituras). Ou seja, procure coisas que vão alimentar o leão do Espírito para que você seja forte e consiga vencer todas as investidas do mal.

“Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite.” Salmos 1:2

Lembrando que isso é algo constante. Esses leões sempre vão existir dentro de você. E sempre terá a oportunidade de escolher quem quer alimentar. E no final de tudo, um te levará para a eternidade no paraíso com o Senhor e outro para longe. Para onde você quer ir? Está em suas mãos escolher qual alimento quer dar para a sua alma.

A hipocrisia


“O Senhor diz: “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor.” Isaías 29:13

“hipocrisia” refere-se ao ato de acreditar em algo, mas agir de uma maneira diferente. A palavra bíblica é derivada do termo grego para “ator” - literalmente, “alguém que usa uma máscara” - em outras palavras, alguém que finge ser o que não é. Este versículo é uma advertência contra a hipocrisia religiosa. Deus não se contenta com a adoração superficial, mas deseja que seus seguidores o amem de todo o coração e obedeçam aos seus mandamentos. Infelizmente a hipocrisia é uma verdade universal, que se encaixa e se estende a todas as gerações, incluindo a nossa. O texto nos mostra que há muitas pessoas que se aproximam de Deus só “de boca”, ou seja, por aparência. Existe pessoas que falam de Deus, agem como se fossem de Deus, se “mascaram” como sendo de Deus na frente das pessoas, mas quando se encontram sozinhos desprezam a Deus, seja em palavras e atos. O coração dessa pessoa está longe de Deus.

Uma pergunta: A quem nós queremos impressionar?”

O Senhor não vê como o homem vê: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (2 Samuel 16.7).  Se uma pessoa viver apenas para impressionar os outros, estará vivendo de forma errada, sendo hipócrita. Com o passar do tempo, o pecado para essa pessoa se tornará algo normal. O Espírito Santo, nos capacita a viver em liberdade diante daquele de quem nada podemos esconder. “Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. (Mateus 10:26)

Que possamos viver para impressionar somente a Cristo!

“Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

 

A importância de meditar nas Escrituras Sagradas


A meditação na bíblia é uma forma de se aproximar de Deus e de sua Palavra, buscando Entender, Memorizar, Tirar lição, Tomar Decisões para aplicar no nosso dia a dia e compartilhar com Deus (orando a Deus sobre nossas decisões).

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.” Josué 1:8

A meditação na bíblia traz benefícios para nossas vidas como vimos no versículo acima, vejamos outras dádivas:

a)    Estudar a Bíblia te deixa sempre preparado com passagens bíblicas memorizadas, a fim de responder a alguém num momento oportuno.

“Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês.” (1 Pedro 3:15b)

Como você pode ver no versículo acima, é de suma importância que todo cristão saiba como dar respostas às pessoas que ainda não tem o conhecimento de Deus e da nossa fé. Quando estudamos continuamente a Bíblia Sagrada aprendemos sempre coisas novas e edificantes.

b)    Ler a Bíblia te deixa mais sábio para que tome atitudes corretas, e até suas palavras se tornarão mais inteligentes.

Tenho mais entendimento do que todos os meus professores, pois os teus testemunhos são a minha meditação. (Salmo 119:99)

Quem tem o hábito de ler a Bíblia mede suas palavras, pensa duas vezes antes de falar. A pessoa que tem a Palavra de Deus guardada em seu coração já não abre sua boca para dizer palavras de sua velha natureza, mas palavras que edificam.

c)     O hábito de estudar a Bíblia te deixa mais perto de Deus, desejando falar com Ele tudo que se passa em sua vida.

“Contei tudo o que tenho feito, e tu me respondeste; ensina-me os teus mandamentos.” Salmos 119:26

Não fique parado todo esse tempo se perguntando qual a importância de ler a bíblia, pois é por meio do hábito de meditar a Bíblia e praticá-la, que teremos mais intimidade com Deus!

Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2Timóteo 3:16)

“Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” Josué 1:8

Não se deixe esfriar, medite mesmo sem ter vontade. Não queira viver de forma hipócrita, não caia nessa armadilha, seja transparente e Deus o compensará. Agora que aprendemos a importância de meditar nas Escrituras, levante-se, erga-se, decida usar a espada para guerrear, alimente o leão do Espírito, deixe o leão da Carne ficar fraco. Seja firme, diga não ao pecado da preguiça, vença o cansaço, e o melhor de Deus virá com certeza.


"Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado." (1 Coríntios 9:27)

Estou dando tudo de mim. Nada de pegar leve. Estou alerta e preparado. Não vou ser apanhado dormindo no ponto. Depois de mostrar o caminho para os outros, nem posso pensar que eu poderia perder. (1 Coríntios 9:27 – A Mensagem)

 

Um comentário:

  1. Estou impactada, agora sim conseguir entender Isaías 29. Alimente o leão do espírito, não deixe a frieza espiritual toma conta de você, leia mesmo sem vontade, palavras que falaram ao meu coração, Deus abençoe grandemente sua vida meu amigo.
    Você é instrumento de Deus 🙏

    ResponderExcluir

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...