segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A Bíblia é um livro de regras? Pode mudar vidas?

Veremos alguns exemplos de como as pessoas veem a Bíblia, isso não inclui aqueles que creem que a Bíblia é a palavra de Deus. Entre aqueles que não conhecem essa palavra, há algumas formas erradas de ver as escrituras, os quais veremos a seguir.

A primeira forma é como se as Escrituras fossem um livro de regras, que você precisa seguir essas regras, se caso não seguir, o autor desse livro vai punir você. Realmente, a Bíblia tem algumas regras, alguns preceitos que precisamos seguir, mas como todas as regras há um proposito por trás de tudo. Trazendo por nosso dia a dia, o trânsito. Nas ruas há algumas faixas de pedestres, alguns semáforos com algumas cores que precisamos ficar atentos a essas cores, sabemos que o vermelho significa “Pare”, o amarelo significa “atenção” e o verde significa “siga em frente”. Essas regras são muito uteis pro nosso dia a dia, tanto pro motorista como pro pedestre. Se uma pessoa avança o sinal vermelho, pode ser que aconteça um grande acidente ou fatalidade. Essas regras servem para que possamos chega ao nosso destino seguro. Da mesma forma as regras que temos na Bíblia serve para nossa segurança para que possamos fugir dos desastres que existe nesse mundo.

Segunda forma que as pessoas veem a Bíblia é como se fosse um conto de fadas por conta das histórias fantásticas, reis, feiticeiros, bruxas, guerreiros fabulosos, gigantes e crianças corajosas, há até animais que falam como a jumenta de Balaão. A jumenta viu o anjo e desviou do caminho, mas Balaão a espancou para fazê-la voltar. O anjo apareceu mais duas vezes e a jumenta parou, até que Deus fez a jumenta falar e questionar Balaão sobre as agressões. O episódio é conhecido por mostrar a fala de um animal na Bíblia.  Números 22:28. O que não podemos esquecer é que essas histórias são verídicas, são verdadeiras e não um conto de fadas.

Terceira forma de enxergar a Bíblia é como se fosse um livro ultrapassado, um livro que já fez sentido, mas hoje em dia não mais muito sentido, já foi valioso pra nossa sociedade, mas hoje nem tanto. Isso é algo errado de se pensar, pois o seu Autor é Eterno, e com certeza Ele sabe que essa Palavra serviria pra humanidade até o fim dos tempos. A Bíblia não é um livro ultrapassado, mas é um Livro vivo, atual e não precisa ser reescrita ou atualizada como alguns artistas e ativistas a favor do homossexualismo dizem por aí. A Bíblia é um livro inspirado por Deus.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e, por isso, é útil para falar sobre a verdade, para repreender os pecadores, para corrigir as faltas e para ensinar a maneira certa de viver. E é fazendo uso dessa Escritura que o servo de Deus ficará capacitado e bem preparado para fazer todo o tipo de boa obra.” 1 Timóteo 3:16-17 – VFL

Essa palavra “Inspiradoé a palavra-chave, pois a palavra vem de respirar, do sopro de vida que está presente em Genesis.

“Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra. Deus soprou no nariz do homem o fôlego de vida e ele começou a respirar e a viver. E assim o homem se tornou um ser vivo.” Genesis 2:7 - VFL

Por isso a Palavra é inspirada, é viva e seu autor é Eterno.

Quarta forma de ver a Bíblia é como se Ela fosse um livro somente para especialista, pessoas que são capazes de entender a Palavra, que são estudadas, que tem um nível espiritual muito alto, essas sim vão entender, o que é errado. A Bíblia na verdade é para entendimento para todos nós. Além disso, Deus nos dá o seu Espírito Santo para que possamos compreender o que essa Palavra diz. Não sou inteligente suficiente para entender, não sou espiritual suficiente para compreender o que a Bíblia diz, isso não é verdade. Além disso, o seu Autor ama você, como Ele faria um livro incapaz de você entender sobre Ele?

E por último, outra forma de ver a Bíblia é como um livro cansativo, chato que não atrai ninguém, que é uma forma errada também. A Bíblia Ela é muito boa, prazerosa pra quem entende de verdade! A resposta pra isso que tem como um livro cansativo é justamente que essas pessoas não entendem a palavra de Deus. Essa são as 5 formas de ver a Bíblia erroneamente, tenho certeza que você não está no meio de nenhuma delas.

A Bíblia não é um livro de regras, sim, tem algumas regras, mas para nosso bem.

A Bíblia não é um livro de contos de fadas de forma nenhuma, pois as histórias contidas no Livro são reais.

A Bíblia não é um livro ultrapassado porque o seu autor é Eterno, é viva e útil para todos os momentos da humanidade.

A Bíblia não é um livro para especialistas. Todos podemos entender as Escrituras através do Espírito Santo.

E por último a Bíblia não é um livro cansativo. O que falta é o entendimento da Palavra.

Por isso a Bíblia não é um livro comum, mas especial que contém palavras de vida eterna!

Fonte: Panorama Biblico

Com isso em mente, podemos passar pra próxima fase, veremos porque a Bíblia é especial e diferente de outros livros!!!

A Bíblia é considerada um manual de vida para muitas pessoas que acreditam em Deus e seguem os seus ensinamentos. Ela nos mostra o plano de Deus para a salvação da humanidade. Também oferece orientação prática e espiritual para os cristãos, que devem viver de acordo com os valores e princípios do Reino de Deus ainda nesta terra. É um Livro inspirado por Deus, escrito por 40 escritores diferentes, em diferentes épocas, em diferentes culturas, o qual o próprio Deus soprou em seus ouvidos, que usaram a sua própria linguagem, cultura e contexto para escrever. A Bíblia é um manual de vida, mas não é um manual isolado, é um manual que deve ser lido e vivido em comunidade, com a ajuda do Espírito Santo, nos prepara para a vida eterna, quando finalmente veremos a Deus face a face. Sim, a Bíblia pode mudar vidas, pois ela é a Palavra de Deus. A Bíblia nos mostra muitos testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo encontro com Jesus Cristo, o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Alguns exemplos são:

- Os discípulos, que deixaram tudo para seguir a Jesus e se tornaram testemunhas do seu ministério, da sua morte e da sua ressurreição. Eles foram capacitados pelo Espírito Santo para pregar o evangelho a todas as nações e fundar a Igreja de Cristo.

- Zaqueu, que era um cobrador de impostos corrupto e odiado pelo povo, mas que se arrependeu dos seus pecados e recebeu a Jesus em sua casa. Ele se dispôs a restituir quatro vezes mais a quem ele havia roubado e a dar metade dos seus bens aos pobres. Jesus disse que naquele dia a salvação havia chegado à sua casa.

- A mulher adúltera, que foi flagrada em pecado e levada para ser apedrejada pelos líderes religiosos, mas que encontrou em Jesus a misericórdia e o perdão. Jesus não a condenou, mas a exortou a não pecar mais. Ele mostrou que veio para salvar e não para julgar.

- A samaritana, que era uma mulher desprezada pela sociedade e que tinha uma vida desregrada, mas que teve uma conversa profunda com Jesus junto ao poço de Jacó. Ela descobriu que Jesus era o Messias prometido e que Ele podia lhe dar a água da vida eterna. Ela se tornou uma evangelista e levou muitos samaritanos a crerem em Jesus.

- Paulo, que era um perseguidor dos cristãos e um zeloso defensor da lei judaica, mas que teve uma visão de Jesus no caminho de Damasco. Ele ficou cego por três dias e depois foi curado e batizado por Ananias, um discípulo de Jesus. Ele se tornou um dos maiores apóstolos da história, escrevendo muitas cartas que fazem parte do Novo Testamento e sofrendo muito por amor a Cristo.

- O etíope, que era um eunuco e um alto oficial da rainha da Etiópia, mas que tinha sede de conhecer a Deus. Ele estava lendo o livro do profeta Isaías, mas não entendia o seu significado. Deus enviou Filipe, um dos diáconos da Igreja, para explicar-lhe que Isaías falava de Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O etíope creu em Jesus e pediu para ser batizado. Ele voltou para a sua terra cheio de alegria.

Esses são apenas alguns exemplos de como a Bíblia pode mudar vidas. Há muitos outros na história da Igreja e nos dias de hoje. A Bíblia é um livro vivo e atual, que fala ao coração de cada pessoa que a lê com fé e sinceridade. A Bíblia é um convite à conversão, à mudança de vida, à renovação da mente. A Bíblia é um manual de vida, mas é também um encontro com o autor da vida. Um encontro com Deus, que nos ama e nos chama para sermos seus filhos e filhas. Você quer ter a sua vida mudada pela Bíblia? Quer ter uma família abençoada? Sucesso em seus projetos? Uma vida livre de problemas? Então, abra o seu coração e deixe Deus falar com você através da sua Palavra. Ele tem um plano maravilhoso para a sua vida! 


Não deixe sua Bíblia pegando poeira e teias de aranhas, use-a, estude-a, tenha Ela como sua principal arma de combate contra seu velho homem (antiga vida).

Como Martinho Lutero disse uma vez: “Pensei que o velho homem tinha morrido nas águas do batismo, mas descobri que o infeliz sabia nadar. Agora tenho que mata-lo todos os dias.”

Use sua Bíblia, leia pelo menos um capítulo por dia e você verá mudanças maravilhosas em sua vida. Um pesquisa foi feita recentemente sobre “Os efeitos da Bíblia no cérebro humano”, assista!

Um comentário:

  1. A bíblia nos guia até jesus, Livro preciso e verdadeiro.
    Deus te abençoe meu irmão 🙏

    ResponderExcluir

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...