quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Deus realmente existe? Que provas temos da sua existência?

 

Nessa altura, diante de tantos absurdos, surpresas, situações negativas a pergunta que fica é se Deus realmente existe. Sim ou não? Cadê provas? Onde está Ele? Alguns chegam a pensar que Ele abandonou a humanidade, outros que não existe e há pessoas como os ateus que nunca existiu.

Ou que vai chegar agora, na figura de um novo Jesus, esse pensamento dará abertura para o anticristo conquistar indivíduos cheio de dúvidas no coração como está escrito: “Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente.” (Mateus 24:4-5,24-25).

Pessoas questionam por que as coisas existem, por que existimos, por que sofremos, por que morremos, por que desastres acontecem…, por quê?

Uma Reflexão: “Quando perguntaram para a filha de Billy Graham sobre onde estava Deus no ataque às torres gêmeas, ela respondeu: No lugar onde ele sempre esteve!!!”

“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” (Jeremias 29:13)

Deus está onde sempre esteve! O ser humano que se afasta de Deus, pessoas tem livre arbítrio, tem liberdade de escolhas, mas são obrigadas a enfrentar as consequências de suas escolhas. Exemplo: se uma pessoa faz empréstimo no banco, depois de algum tempo não paga as parcelas, e todo final do mês uma parte do seu pagamento o banco retém, a pessoa começa ficar aflita, nisso ela começa a culpar a Deus por estar passando necessidades. Dar pra acreditar nisso? Culpar Deus por suas escolhas. Deus nunca terá culpa de nada, nós mesmos que nos metemos em encrencas.

“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.” (Tiago 1:13-15)

Mas Deus realmente existe?

A Bíblia deixa muito explicito essa questão! A resposta é evidente que sim! Posso provar com algumas evidências que encontramos na Bíblia para a existência de Deus!

1. Deus revelado na criação.

Nosso universo é incrível! Desde o movimento de galáxias à composição de átomos, tudo tem uma ordem. Cada coisa tem o seu lugar, a sua função. A complexidade, a beleza e o tamanho de nosso mundo são um testamento ao poder e à glória de Deus. A Bíblia diz que Deus se manifesta através da criação, de maneira que não temos desculpa para negar Sua existência.

“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis” (Romanos 1:20).

2. O anseio pela eternidade

Por que queremos tanto sobreviver? O instinto de sobrevivência orienta muitas de nossas ações, mas não faz sentido em um mundo sem Deus. Se Deus não existe, então a eternidade também não existe. O universo surgiu do caos e vai acabar em destruição. Mesmo se conseguirmos viver biliões de anos, no fim, tudo será destruído. É impossível viver para sempre. Mesmo assim, estamos obcecados com a eternidade. Cada ser vivo procura sobreviver e passar seus genes à próxima geração.

Porque, no fundo, todos nos revoltamos com a morte. Não é assim que o mundo devia ser. Todos queremos viver eternamente, apesar de, sem Deus, isso ser uma ideia ridícula. Mas a Bíblia diz que esse desejo vem de Deus: “Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” (Eclesiastes 3:11).

3. A ressurreição de Jesus

Se Deus não existe, como pode Jesus ter ressuscitado? No entanto, centenas de pessoas afirmaram ter visto Jesus vivo, depois que morreu! E muitas dessas pessoas foram perseguidas, presas e até mortas por afirmarem que tinham visto Jesus ressuscitado, mas não desmentiram.

“foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. (1 Coríntios 15:3-6)

Com sua ressurreição, Jesus provou que Deus existe e tem poder. Sem Deus, é impossível alguém ressuscitar. A morte não é reversível, especialmente três dias depois! Jesus é a grande prova que Deus existe.

4. Milagres acontecem

Sim, milagres acontecem. A Bíblia conta sobre muitos milagres que aconteceram ao longo da História, desde curas a multiplicação de comida. No nome de Jesus, coisas impossíveis têm acontecido!

E isso não aconteceu apenas no passado. Deus continua fazendo milagres até hoje. Pelo poder de Deus, pessoas são curadas, relacionamentos são restaurados, vícios são quebrados e vidas são transformadas. Há um Deus que faz o impossível acontecer.

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” (Hebreus 13:8)

5. Você pode conhecer Deus

Deus não fica distante da humanidade. Ele não se limita a nos dar provas de Sua existência no mundo à nossa volta. Ele nos dá a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente!

Se você quer mesmo saber se Deus existe, peça a Ele que Se revele a você. O resultado poderá lhe surpreender. Deus quer estabelecer um relacionamento com você, um a um. Essa é a melhor forma de descobrir se Deus existe.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)

“porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13)

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado” (Romanos 10:9-11)


Tudo é uma questão de fé!

Existem muitas razões para crer que Deus existe, mas, no fim, tudo depende da fé. Há pessoas que acreditam sem terem provas e há pessoas que se recusam a acreditar, mesmo diante de um monte de evidência sólida! Crer em Deus não é suicídio intelectual. Mas, mesmo diante de muita evidência, ainda temos de tomar um passo de fé. A certeza só vem pela fé. “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”  (Hebreus 11:1).

A decisão é sua. Você pode viver crendo que Deus não existe, procurando outras explicações para a evidência, ou você pode crer em Deus e ter sua vida transformada por Ele

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6).


Analise tudo com cuidado e faça sua escolha.

2 comentários:

  1. De tudo que lir, o versículo que mais me chamou a atenção é esse Todo o que nele confia jamais será envergonhado” (Romanos 10:9-11)

    Confiar, mais confiar de verdade Deus é maior, Deus é vid, Deus é Salvação.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe grandemente sua vida 🙏

    ResponderExcluir

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...