quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Não se case!

                                     

Quer um conselho melhor do que esse? Paulo já dizia: “Às vezes, penso que seria melhor que todos fossem solteiros, como eu — uma vida mais simples em muitos sentidos! Mas, o celibato não é para todos, assim como o casamento também não. Deus dá a alguns o dom de ser solteiro e a outros o dom de ser casado.” 1 Coríntios 7:7 (MSG)

Como havia falado anteriormente, não se case!!!

Se o seu intuito é se casar com alguém que faça a sua vontade sempre, não se case. Se a sua intenção é se casar com alguém que concorde sempre com você, não se case. Se seu objetivo no casamento é ser feliz, achando a pessoa tem o dever de te fazer feliz, não se case. Se sua meta é se casar para viver como se ainda fosse solteiro, não se case.  Por fim, se o seu intuito é casar com alguém que pensa, age e vive exatamente como você, vá até o cartório mais próximo e case-se consigo mesmo. 

Casar é saber que seu futuro cônjuge é diferente de você. Essa pessoa tem gostos diferentes, pensamentos diferentes e, além disso, foi criado em um contexto cultural, social e espiritual totalmente diferente de você. Casamento é coisa de quem quer crescer e aprender juntos. Casamento é uma dádiva que Deus concede, e traz consigo a responsabilidade de uma vida harmônica entre pessoas diferentes.

No dia que se casou, você fez um voto. Você assumiu um compromisso para a vida toda — permanecer com a pessoa que você ama e resolver os problemas que venham a surgir.

          O compromisso não é um problema, é a solução. Muitas pessoas hoje duvidam que o compromisso no casamento seja importante. Alguns o veem como uma corrente que prende a pessoa a uma prisão perpétua. Mas, em vez disso, encare-o como uma casa construída em cima da rocha, mesmo que chova, mesmo venha vendaval, ela se mantém estável. Uma das vantagens do comprometimento é ter a certeza de que nenhum dos dois vai abandonar o outro. 

O casamento realmente forte e realizador somente acontece quando os dois estão unidos em Cristo. Casamento é união. Os dois se tornam um só. “O SENHOR Deus disse: — Não é bom que o homem fique sozinho. Vou fazer alguém que lhe servirá de companhia e trabalhará com ele. Será alguém igual a ele. (Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só ser.)” Gênesis 2:18,24 VFL. Essa união é mais que física; ela une as vidas. No casamento também há união espiritual, em Jesus. O grande desafio do casamento é aprender a viver em união, um com o outro e com Jesus.

Agora se o seu objetivo é casar, siga em frente e juntos veremos como ter um casamento feliz segundo a Bíblia.  Um casamento feliz antes de tudo precisa ter Deus no centro. A Bíblia diz que há vários princípios que o casal precisa fazer no dia a dia para ter um casamento feliz, veremos alguns: 

Seguir juntos a Jesus

Jesus deve ser sempre o centro do casamento. Por isso, é muito importante ir juntos ao culto, exceto se um estiver doente. “Não deixemos de nos reunir, como algumas pessoas estão fazendo. Ao contrário, vamos nos reunir e fortalecer uns aos outros, ainda mais agora que vocês estão vendo que o Dia se aproxima.” Hebreus 10:25. Orar, meditar, ler a Bíblia juntos. Buscar a vontade de Deus juntos fortalece o casamento e ajuda a focar no que é mais importante.

Ser fiel

Se manter fiel ao cônjuge é essencial para um casamento feliz! A Bíblia está cheia de avisos sobre o perigo da infidelidade no casamento. O casamento fiel traz muito mais prazer e realização que a traição. “Que a sua esposa seja abençoada com muitos filhos! Alegre-se com a mulher que você se casou quando era jovem: gazela querida, corça encantadora. Que os seios da sua esposa o satisfaçam completamente, que o seu amor o atraia para sempre. Meu filho, não se deixe seduzir pela mulher de outro homem, não vá para a cama com uma mulher que não é sua.” Provérbios 5:18-20

Fidelidade deve algo natural entre vocês. Todos passam por tentações, mas se você ama a Deus e a seu cônjuge, você precisa fugir de situações e pensamentos errados que surgem. 

Que haja respeito um ao outro

Seu cônjuge é uma pessoa muito especial, criada à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27). Nunca se esqueça disso! Se você quer ter um casamento feliz, respeite a Deus e respeite seu cônjuge. Cada ação, cada palavra e cada pensamento que você expressa para seu cônjuge é uma expressão direta de seu relacionamento com Deus. “Esposas, sejam submissas a seus próprios maridos, como se fosse ao Senhor. Pois o marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é o cabeça da igreja. A igreja é o corpo de Cristo, e Cristo é o Salvador do corpo. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as esposas sejam em tudo submissas a seus maridos. Maridos, amem as suas esposas, assim como Cristo também amou a igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isto para consagrar a igreja ao serviço de Deus, purificando-a por meio da lavagem em água com a palavra.” Efésios 5:22-26

Queiram o bem do outro

O mundo ensina a cuidar primeiro de seus próprios interesses. A Bíblia ensina o contrário! No casamento feliz, cada um coloca os interesses do cônjuge em primeiro lugar “Nenhum de vocês deve buscar apenas o seu próprio bem, mas também o que é para o bem dos outros.” Filipenses 2:4. O casal feliz se sacrifica um pelo outro e descobre um amor muito mais profundo. Por exemplo, é o dia do marido fazer o jantar, mas a esposa vê que ele está muito cansado e decide fazer o jantar no seu lugar. Ou o marido quer ver o futebol, mas decide ver um filme que a esposa prefere. Os pequenos (e grandes) sacrifícios tornam o casamento mais feliz.

Ofereça perdão e peçam perdão

Para resolver conflitos, é importante ficar calmo, evitar falar sem pensar e tentar entender o que o parceiro(a) está sentindo. O problema deve ser enfrentado diretamente, sem deixar para resolver depois, e é preciso buscar entender o motivo da briga e buscar possíveis soluções. Tenha cuidado com o que você fala. No calor de uma discussão, evite dizer coisas das quais você se arrependerá mais tarde, como: “Vou embora!” ou “Vou procurar alguém que me dê valor!” Essas afirmações abalam o comprometimento e, em vez de resolver o problema, apenas levam a uma guerra de insultos.

           Pedir perdão e perdoar é muito importante, e é bom pedir a ajuda de Deus através da oração. O objetivo deve ser a paz, preferindo conversar ao invés de brigar e mantendo Deus como base do relacionamento. É muito importante que os dois parceiros estejam dispostos a fazer isso juntos, trabalhando juntos para melhorar o relacionamento. Ninguém é perfeito. No casamento os dois vão fazer coisas erradas que podem magoar o cônjuge. Por isso, é muito importante ser humilde e pedir perdão, procurando agir melhor da próxima vez. Também é preciso aprender a perdoar e largar o ressentimento “Tolerem uns aos outros e também perdoem uns aos outros se algum de vocês tem alguma queixa contra alguém. Assim como o Senhor lhes perdoou, vocês também devem perdoar uns aos outros.” Colossenses 3:13. Onde há reconciliação, há felicidade.

           Conversem e se comuniquem bem

Investir na comunicação é muito importante para o casamento. Os dois precisam se conhecer melhor e alinhar seus objetivos e sonhos “Se dois andarem juntos, não é porque concordaram nisso?” Amós 3:3. Tudo isso acontece através da comunicação.

A comunicação no casamento é um aspecto fundamental para a harmonia, a confiança e a satisfação do casal. Uma boa comunicação pressupõe falar e ouvir, com atenção e calma, para evitar desentendimentos e resolver conflitos. Além disso, a comunicação também envolve expressar sentimentos, desejos, necessidades e expectativas, de forma clara e respeitosa.

Algumas dicas para melhorar a comunicação no casamento são:

- Ser claro, sem indiretas. Os homens tendem a ser mais objetivos e não entendem as entrelinhas. Por isso, é melhor dizer o que se quer ou o que se sente, sem rodeios ou ironias.

- Conversem sobre tudo. O diálogo deve abranger todos os assuntos, desde os mais cotidianos até os mais profundos. É importante compartilhar sonhos, planos, dificuldades, alegrias e frustrações, buscando compreender e apoiar o outro.

- Saiba ouvir. Ouvir é mais do que escutar. É prestar atenção no que o outro está dizendo, sem interromper, julgar ou criticar. É demonstrar interesse e empatia, tentando se colocar no lugar do outro. É fazer perguntas e feedbacks para esclarecer e confirmar o que foi entendido. A comunicação no casamento pode ser melhorada com a prática e a disposição de ambos. Quanto mais o casal se comunica, mais se conhece, se entende e se ama.

Faça seu casamento Feliz

Construir um casamento feliz não é fácil. Leva tempo e sacrifício. Vão passar por tempos muito difíceis, mas nunca se podem esquecer de seus votos: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe”. Se os dois querem realmente ter um casamento feliz, precisam lutar por ele, sem desistir!

Procure bons exemplos. Recorra a casais maduros que conseguiram superar seus problemas. Você pode perguntar a eles: “Para vocês, o que é compromisso no casamento? Como essa qualidade os ajudou como casal?” A Bíblia diz: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” Provérbios 27:17. Pensando nesse princípio, que tal pedir conselhos ao seu pastor, aos seus líderes.

Mostre que você leva a sério o seu compromisso. Tenha uma foto de seu cônjuge no local de trabalho, no seu celular, nas redes sociais. Fale de modo positivo sobre seu casamento. Se você tiver que viajar sozinho, procure telefonar para seu cônjuge todos os dias. Use com frequência a palavra “nós” e a expressão “eu e minha esposa”, ou “eu e meu marido”. Dessa forma, você estará lembrando a outros — e a si mesmo — que está comprometido com seu cônjuge.

Invista no seu casamento. 

Todos os anos a Nova Igreja Batista, localizado na Av. Torquato Tapajós, 4444 - Colônia Santo Antônio, Manaus – Amazonas – Brasil, realiza a OFICINA DO CASAMENTO onde ao longo do dia tem palestras e oficinas que ajudam a melhorar ainda mais o seu casamento. Eu e minha esposa fomos esse ano, nossa primeira oficina depois de casados, e particularmente falando, aprendemos muito, e hoje temos colocado em prática o que aprendemos, e nosso casamento tem sido uma benção. Te convido ano que vem a participar, você não vai se arrepender. E toda as primeira sextas-feiras de cada mês tem o ENCONTRO DE CASAIS que é realizado na Nova Igreja Batista Grande Circular, localizado na Avenida Autaz Mirim, 7761, Tancredo Neves - Manaus - AM - Brasil, uma programação especial voltados aos casais.

O casamento é uma união criada por Deus. Os casais que respeitam isso se esforçam para fortalecer seu casamento. Eles não procuram desculpas para se separar quando surgem dificuldades. O amor deles é forte e supera obstáculos. Esse amor “suporta todas as coisas” e os ajuda a resolver problemas mantendo a paz e a união.



Em resumo, seguir as orientações da Bíblia pode nos. ajudar a construir um casamento feliz e duradouro. Ao colocarmos Deus em primeiro lugar e buscar a sabedoria de Deus, estaremos fortalecendo nosso relacionamento e vivendo de acordo com os princípios divinos.

Que possamos aplicar esses ensinamentos em nossa vida conjugal e experimentar a alegria e a plenitude que Deus deseja para nós.

Um comentário:

  1. Eu ainda tô assim, com esse artigo; UAU, acredito que a palavra chave de um excelente casamento 💒 COMUNICAÇÃO 📣 .. O grande desafio do casamento é aprender a viver em união, um com o outro e com Jesus.

    Que Deus abençoe grandemente sua vida 🙏

    ResponderExcluir

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...