sábado, 30 de dezembro de 2023

Como ser luz e iluminar a todos?

 A Bíblia nos ensina que devemos ser a luz do mundo, e que essa luz deve brilhar constantemente para que todos possam ver as grandezas de Deus em nossa vida.

Quando falamos com gentileza e respeito, podemos iluminar o dia de alguém e tornar o dia dela melhor. Além disso, é importante lembrar que nossas ações falam muito mais alto do que nossas palavras. Quando fazemos o bem, estamos sendo luz no mundo e mostrando ao próximo o amor de Deus. Pois o amor é a marca do cristão, como descrito em Atos:

"Um novo mandamento dou a vocês: Amem uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros. Deste modo todos saberão que são meus discípulos: se vocês amarem uns aos outros." João 13:34-35

Estava conversando hoje pela manhã com a minha esposa sobre o ano que tivemos, ano esse, que está prestes a acabar. Ficamos relembrando os acontecimentos e em todos os momentos sem exceção vimos a  Mão de Deus e o seu cuidado por nós. Casamos,  começamos a morar juntos e Deus nos abençoou com um filho, passamos por dificuldades e tivemos momentos de alegria, enquanto isso, me veio as palavras que Jesus falou no monte para uma multidão que diz:

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado e, assim, ilumina todos os que estão na casa. Da mesma forma, brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a seu Pai, que está nos céus." Mateus 5:14-16

Que neste artigo, não possamos nos preocupar em somente ler aquilo que for confortável, mas aquilo que precisamos ler, para iniciar esse novo ano com uma nova mentalidade do quão importantes são os nossos atos.

Mas vamos voltar ao tema principal: Como posso ser luz e conseguir iluminar a todos? Bom, antes de tudo, compartilho com você uma belíssima ilustração sobre a Luz do mundo:

Certa vez ao sair do trabalho um homem decidiu presentear a sua esposa. Ele então entrou em uma joalheria finíssima e falou que queria o mais bonito porta joias para presentear sua esposa.

O comerciante então apresentou o mais belo porta joias e disse: Veja, este modelo é lançamento e o mais incrível neste porta joias é que ele resplandece no momento em que você apaga a luz.

Todo empolgado o homem comprou o porta joias e quando entregou a sua esposa disse: Benzinho, você não vai acreditar! Este porta joias brilha quando a gente apaga a luz do quarto.

– Nossa Mozão, que maravilha! Disse a esposa.

Naquela noite eles apagaram a luz do quarto e ficaram esperando o porta joias resplandecer. Porém, para surpresa deles o porta joias não brilhou.

O homem decepcionado acendeu a luz e falou: Ué, deve ter alguma coisa errada.

Sua esposa percebendo seu desapontamento disse: Calma, não se preocupe amor, vamos dormir e amanhã resolvemos isto.

Na manhã seguinte o homem levantou, foi trabalhar, a mulher foi examinar o porta joias com mais calma e logo descobriu o segredo.

Mais tarde, assim que o homem retornou do trabalho ele disse a mulher: Me dê o porta joias que eu vou reclamar com o vendedor.

E ela respondeu: Não precisa Amor pois eu já descobri o segredo. Hoje a noite te mostro.

Quando a noite chegou, eles apagaram a luz do quarto e para a alegria do casal o porta joias brilhou na escuridão.

Então o marido perguntou a esposa: Como você conseguiu?

E ela disse – É porque você não leu o manual de instruções. Você deveria ter deixado o porta joias exposto a luz durante o dia, pois ele tem um mecanismo que absorve a luz e posteriormente quando colocado no escuro esta luz acumulada resplandece no porta joias.

Explicação da ilustração: Você é como o porta joias. Você pode até conter coisas extremamente valiosas, muitas qualidades, estudo, cultura e capacidades. Mas para brilhar em meio à escuridão, antes você precisa ficar exposto a verdadeira luz que é Jesus Cristo!

Antes vivíamos em profunda escuridão, cegos, realizando a vontades da nossa carne, uma vida sem Cristo. Mas hoje, creio que estamos vivendo em novidade de vida, na Luz que é o próprio Jesus. Já não somos mais cegos, sabemos onde pisar e onde produzir frutos, e certamente iremos colher. 

Como ser luz?

O primeiro passo você já deu quando fez de Jesus seu único Senhor e Salvador da sua vida. Os passos seguintes é com você, e só você pode dar esses passos, claro com ajuda dos irmãos de pequeno grupo o qual você pertence. Vejamos alguns:

1-  Ouvir boas músicas gospel, eu disse boas, e não aquelas músicas que diz pra você recuperar o que perdeu ou que irá ganhar tesouros escondidos na terra, falo de músicas que louvem a pessoa de Deus, que exalta seu nome, que nos ajuda a caminhar, que nos ensina sobre enfrentar as dificuldades e louvar a Deus em meia a elas.

2- Ler as escrituras! Quantas vezes por dia você ler a Bíblia? Não somente aquele momento em que o pastor diz: Abram suas Bíblias no livro x. Digo uma leitura caseira. Ler preenche a nossa mente, fortalece o nosso coração, nos dar entendimento e sabedoria. Comece já, e se você tem o costume de ler, meus parabéns, continue sempre! A Bíblia é o único livro no mundo que você lê na companhia do autor. Ler é ouvir Deus falar.

3- Oração! Já agradeceu a Deus quando acordou hoje? Pela comida? Pela saúde? Pelos outros? Oração, diferente da leitura bíblica, é falar com Deus. Sim, passamos o dia falando com tanta gente, e as vezes nem um bom dia damos a Deus. eu e você temos 24 horas por dia, em algum momento você para e olha pra cima, seja em qualquer lugar e agradece a Deus? Não falo como muitos praticam, que só fala com Deus somente no quarto de joelhos ou pra pedi alguma coisa e às vezes ficam chateados por não serem atendidos.

"Não têm, porque não pedem. Pedem, mas não recebem, porque pedem com más intenções, com o fim de gastar nos seus prazeres." Tiago 4:2b-3

Orar é conversar com Deus diariamente, em qualquer momento e lugar. Comece esse novo ano, falando mais com Deus, pratique, depois vira hábito e que maravilhoso hábito meus irmãos. 

4- Devocional. Você tira um tempo para meditar na palavra de Deus?

Na igreja que frequento, temos o costume de meditar, e a folhinha que recebemos tem 5 temas para cada dia da semana, e 5 versículos para memorizar e 5 passos incríveis, elas são: Entender a palavra; Memorizar o versículo; Descobrir a lição; Fazer uma decisão e Compartilhar com Deus. 

"Não deixe de mencionar as palavras deste livro da lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Desse modo, você fará prosperar os seus caminhos e será bem-sucedido." Josué 1:8 

Decida fazer desse novo ano um marco na sua vida devocional, medite na palavra de Deus toda semana sem falhar, não tire férias de Deus!

Agindo assim, você será cheio de luz! Mas e agora, como iluminar os outros?

1- Seja um exemplo: Seja um exemplo positivo para as pessoas ao seu redor. Mostre-lhes o amor de Deus através de suas ações e palavras.  Da mesma forma, brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a seu Pai, que está nos céus." Mateus 5:14-16

2- Seja gentil: Um sorriso ou simples ato de bondade pode fazer toda a diferença na vida de alguém. Seja gentil com as pessoas ao seu redor e faça o bem sempre que puder. Já vi muitos cristãos com cara amarrada, parece que servir a Deus é obrigação, seja diferente, sorria mais!

3- Ajude os outros: Quando ajudamos os outros, estamos sendo luz no mundo. Procure maneiras de ajudar as pessoas ao seu redor e faça a diferença na vida delas. Independente se for alguém humilde ou não, trate todos de modo igual. "Amem uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros. Deste modo todos saberão que são meus discípulos: se vocês amarem uns aos outros." João 13:34b-35

4- Seja Grato a Deus. 

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18

Quando você brilha, ilumina o caminho para os outros. Uma pessoa que é luz para este mundo é aquela que transmite Jesus as pessoas ao seu redor. É a pessoa que oferece luz para outras que não conseguem enxergar claramente Jesus, mostre Jesus a todos! 

Seja luz aonde você estiver. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...