quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

O Reino dos céus está próximo!


 O que significa se arrepender?  É uma mudança de atitude, que nos leva a reconhecer e rejeitar os nossos pecados, e a buscar a Deus de forma genuína. O arrependimento abre a porta da salvação e para a vida eterna. Como podemos saber se estamos realmente arrependidos? Como podemos demonstrar o nosso arrependimento a Deus e aos outros? Essas são perguntas que muitas pessoas fazem, e que podem ser respondidas com à luz da Bíblia.

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.” Romanos 10:9-10

Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15

Se você ainda não fez de Jesus Salvador absoluto de sua vida, uma forma de experimentar o arrependimento é examinar o seu coração e ver se há algum pecado que ainda o prende ou que o atrai. Se houver, você deve confessá-lo a Deus e pedir perdão e ajuda para deixar a vida velha para trás e fazer de Jesus o único Senhor de nossas vidas.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

Outra forma de saber se estamos arrependidos é observar o nosso comportamento e ver se há alguma mudança positiva na nossa vida. Porque onde Jesus se encontra sempre haverá mudança! Se houver, devemos glorificar a Deus, e procurar fazer frutos que mostrem a todo a novidade de vida que temos em Cristo.

“— Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.  Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” Mateus 5:14-16

Se não houver, devemos pedir perdão a Deus, que nos ensine e nos capacite a viver de acordo com a sua vontade.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Provérbios 28:13

Uma demonstração fantástica e que particularmente eu acredito que seja o marco do nosso arrependimento a Deus é o batismo, que é uma confissão pública da nossa fé e da nossa nova vida em Cristo Jesus. O batismo significa mergulhar, ou seja, quando mergulhamos nas águas estamos dizendo ao mundo que o velho homem morreu (velha vida) e que somos nova criatura (Nova vida) em Cristo Jesus e que agora fazemos parte da igreja de Deus.


Agora o fim de tudo, sabemos que Deus é perfeitamente justo, e se ele castigasse o pecador na mesma hora que cometesse pecado? Deus não é somente Amor, mas também é justiça, muitos esquecem ou não querem falar dessa parte do caráter de Deus, muitos “líderes religiosos” evitam falar, porque acham que as pessoas não irão gostar dele ou deixarão de contribuir, por isso hoje em dia ouvimos falar muito de “Prosperidade”, “Desejos atendidos”, “Propósitos da benção”, “Eu determino”, Dê em dobro e Deus vai cumprir”, “Eu não aceito uma vida dessas”, “Deus é Amor, aproveite o melhor dessa terra” e tantos outros absurdos.  

Sim, de fato Deus é Amor, mas é Justiça! o tempo do amor, o tempo de se arrepender está acabando.

“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como alguns julgam. Ao contrário, ele é paciente com vocês e não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento. No entanto, o dia do Senhor virá como um ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que houver nela, ficará exposta. Visto que tudo será destruído dessa forma, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia, os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. Mas, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para que Deus os encontre imaculados, inculpáveis e em paz com ele. Tenham em mente que a paciência do nosso Senhor significa salvação” 2 Pedro 3:9-15

A bondade de Deus é vista nos dias de Noé, dando tempo para os homens se arrependerem. Deus esperou 120 anos, o tempo que a arca precisou ficar pronta, e quando ficou, fechou-se a porta e o mundo foi pego como um ladrão na noite, e a humidade foi varrida do mundo, menos aqueles que entraram na Arca. (1 Pedro 3:20).

Podemos ver esta mesma bondade em nossas vidas. Se Deus castigasse cada pessoa no momento do seu primeiro pecado, o que teria acontecido conosco. Eu e você não estaríamos vivos, e quem estaria aqui na terra?  

Não adiante dizer que ama ou conhece Jesus se não houver arrependimento, se não houver uma real mudança de vida. O propósito de Deus é de nos levar ao arrependimento. Se o pecador não aproveitar a oportunidade que está vivo para se converter de seus maus caminhos e escolhas, quando este morrer, tudo estará terminado. Ser bonzinho, dar algumas moedas a um pedinte na rua, ajudar às vezes em uma ação solidária no trabalho isso não terá nenhum valor diante de Deus, isso não garante a salvação, ao contrário, você viverá eternamente longe de Deus.

                                        

Todos devemos usar a oportunidade que Deus nos oferece todos os dias para nos arrepender e levar o máximo de pessoas ao arrependimento. Toda vez que você esconde Jesus no seu trabalho, ou por vergonha ou simplesmente as pessoas vão te achar careta, você aos poucos está caminhado para longe de Deus.

“Anuncie a palavra de Deus, seja essa tarefa fácil ou não. Diga às pessoas onde elas estão errando, alerte-as e incentive-as. Tenha muita paciência ao ensinar a palavra de Deus. Pois chegará o tempo em que as pessoas não se preocuparão em ouvir os ensinamentos verdadeiros. Pelo contrário, elas irão querer ouvir algo diferente e irão se rodear de mestres que lhes dirão o que elas querem ouvir. Elas irão parar de ouvir a verdade e andarão por aí, sem rumo, seguindo lendas. Você precisa manter o juízo em todas as situações. Suporte todas as dificuldades, faça o trabalho de anunciar o evangelho e cumpra a sua missão.” 2 Timóteo 4:2-5

Não devemos deixar esta oportunidade escapar, e jamais devemos achar que a graça de Deus dá permissão para pecar mais “Ahhh, hoje vou pecar, depois peço perdão e tá tudo bem”. Tolo, Você não sabe o dia de amanhã, ou daqui algumas horas, o tempo de se arrepender é agora!

“Mas, Deus lhe disse: ‘Você é um homem tolo! Nesta mesma noite, você morrerá e, aí, quem ficará com tudo que você guardou?’ 21É isso o que acontece com as pessoas que acumulam riquezas para si, mas não são ricas no que diz respeito a Deus.” Lucas 12:20-21

 Jesus não voltou ainda por causa do desejo de Deus de que todos se arrependam (2 Pedro 3:9).

O verdadeiro Amor de Deus pede a volta do pecador. Isaías ensinou este princípio há mais de 2.700 anos, quando falou ao povo de Judá: "Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, procure enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o errante, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e voltará para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” Isaías 55:6-7. Deus está disposto a perdoar, mas ele não força ninguém a se arrepender.

Doutrinas de purgatório e reencarnação, que oferecem outra oportunidade para se arrepender ou se aperfeiçoar após a morte, são doutrinas falsas que contradizem as Escrituras. Quando Jesus voltar, todas as pessoas serão chamadas ao julgamento, para receber a vida ou a morte eterna (João 5:28-29). Devemos ouvir a voz de Deus hoje. Existe pessoas que dizem que não tem tempo para essas coisas de Jesus, ou que é perca de tempo ou pior que Deus não existe. Se essas pessoas deixarem para depois para se entregaram a Jesus, a oportunidade vai passar e pode ser tarde demais.

“E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo.” Hebreus 9:27

“Todo mundo tem de morrer uma vez e, depois, encarar as consequências de sua vida.” Hebreus 9:27 - MSG

O importante é que você saiba que Deus está sempre pronto a receber você de volta, se você se arrepender de coração. E a você que ainda não o fez o seu Senhor, lembre que Ele te ama e quer te dar uma vida nova abundante. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. O tempo do arrependimento é agora. 🙏

Um comentário:

  1. Frase impactante, o Tempo do arrependimento é agora. Deus abençoe 🙌

    ResponderExcluir

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...