segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Fazer parte de um grupo pequeno é importante?

                                              

Primeiramente o que seria pequeno grupo?

Pequenos grupos, também conhecido como célula ou grupo de amizade, são grupo de discipulado ou grupo de comunhão, é uma reunião regular de membros de uma comunidade cristã.

Esses grupos se reúnem em um ambiente mais acolhedor para compartilhar experiências, estudar a Bíblia, orar, encorajar-se mutuamente e crescer espiritualmente. Este ambiente favorece a criação de laços de amizade e a prática do amor cristão, uma vez que os participantes passam a compartilhar experiências de vida, alegrias, tristezas e desafios. O Pequeno Grupo de Jesus tinha 12 homens simples que fizeram coisas extraordinárias, como podemos observar no trecho a seguir:

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 'Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham‑se unidos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens e os distribuíam conforme a necessidade de cada um. Todos os dias, continuavam a reunir‑se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.” Atos 2:42-47

Esse texto nos mostra que os cristãos do primeiro século não apenas viviam a igreja nos lares, mas contavam com a simpatia da comunidade e, principalmente, novas pessoas eram alcançadas pelo evangelho todos os dias, como podemos observar, fazer parte de um pequeno grupo é uma experiência enriquecedora, é uma forma de se conectar com outras pessoas. Você será abençoado com novos amigos e vai poder ajudar e ser ajudado. Você vai crescer em muitos aspectos.


Abaixo apresento razões para participarmos de um pequeno grupo:

Você entenderá melhor a Bíblia

Já aconteceu com você de, após ouvir a pregação do pastor ou ouvir o seu professor do seminário, você ficou com dúvidas ou curioso e quis pedir mais explicações, mas por conta da vergonha você ficou para si. Por isso nas reuniões de pequenos grupos, você pode perguntar e esclarecer suas dúvidas, com seu líder ou com aquele irmão mais experiente espiritualmente falando, pode participar de discussões sobre um determinado texto bíblico e ouvir as opiniões pessoais das outras pessoas sobre aquela passagem. Nossa dúvidas podem ser sanadas  melhor num pequeno grupo.

Você começará a realmente se sentir como parte da família de Deus

Muitas pessoas que estão participando de um pequeno grupo dizem que o maior benefício é o relacionamento mais próximo com as novas amizades que elas adquiriram. Frequentemente o líder  telefona ou passa mensagem para os seus liderados durante a semana para compartilhar um pedido de oração, elogiar o desempenho espiritual, conversar sobre assuntos de estudo e incentivar a continuar firme. Eu e você podemos descobrir que nossas necessidades e problemas não são uma exclusividade nossa; “estamos no mesmo barco”. Isto nos ajuda a ver que outras pessoas estão enfrentando as mesmas dificuldades, ou passaram por elas e agora podem compartilhar o que aprenderam nestes momentos difíceis para ajudar uns aos outros.

A oração terá mais significado para você

Muitas pessoas ficam envergonhadas de orar na frente dos outros. No pequeno grupo você aprenderá a participar das orações. Ninguém é pressionado a orar, mas por sentir-se mais confortável diante de pessoas conhecidas e em menor número, você ficará a vontade para pedir orações e orar junto com os outros. Há na Bíblia várias promessas relacionadas com orações em grupo. Orando junto com outras pessoas, estaremos intercedendo juntos e podemos achar respostas para as necessidades de nossas vidas.

Você desenvolverá um modo natural para compartilhar Cristo com seus parentes, amigos e colegas de trabalho

Talvez seja difícil levar para a Igreja alguns dos seus amigos que ainda não conhecem Jesus. Eles têm uma ideia pré-concebida a respeito disso e colocam-se na defensiva. Mas estas mesmas pessoas podem aceitar um convite para ir ao culto especial e de quebra você o convida para participar da reunião do seu pequeno grupo durante a semana. Na reunião de pequeno grupo, seus amigos não crentes podem conhecer seu grupo, participando das brincadeiras, momento de partilhar a refeição, com isso você vai mostrando que viver com Cristo é diferente e divertido. Quando estes seus amigos virem o amor, o calor humano e a honestidade no seu grupo, isto pode fazê-los mais receptivos às boas novas de Deus.

Você será um cristão melhor

"Deste modo todos saberão que são meus discípulos: se vocês amarem uns aos outros." João 13:35

O livro de João é muito claro sobre como Deus quer que o Seu povo cresça em amor cristão.

Só conseguimos crescer em grupo, com ajuda e assessoria dos outros irmãos. No pequeno grupo podemos amadurecer o nosso amor, e colocar em prática, seja dentro ou fora do grupo. 

Participar de um grupo pequeno é super importante, você será abençoado com novos amigos. Não há melhor forma de viver o evangelho de Jesus Cristo do que quando somos ajudados e ajudamos o próximo. 

Experimente, participe de um grupo! Que Deus abençoe grandemente sua vida! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...