segunda-feira, 1 de abril de 2024

Como provar a existência de Deus?


Há muitas provas que Deus existe. A existência de Deus é revelada no interior do homem, na criação e, principalmente na Escritura Sagrada. No entanto, apesar de todas as pessoas serem colocadas em contato com a verdade de que Deus existe, essa verdade só pode ser aceita pela fé.

Essa fé que vos falo o qual a pessoa aceita a existência de Deus não é qualquer tipo de fé. Na verdade ela é uma fé que tem conteúdo; uma fé que se baseia em provas reais que estão disponíveis de forma geral, seja na criação, nas escrituras e na arqueologia ciêntifica. Precisamos de fé para acreditar em Deus mas nossa fé não precisa ser cega. Deus existe e a Bíblia nos dá razões para acreditar nisso. 

Uma coisa que todas as religiões têm em comum é sua crença no sobrenatural. Mas nós cristãos acreditamos no Deus que criou todas as coisase esse mesmo Deus procura estabelecer um relacionamento com cada pessoa. Ao longo da História, muitas pessoas passaram a crer em Deus ao analisarem a Bíblia, e se converteram, até mesmo intelectuais, cientistas e alguns ateus ferrenhos! Porquê? Porque a evidência da existência de Deus é forte, não há como negar por mais que muitos tentem.

A arqueologia também dá suporte à Bíblia. Pessoas, eventos e lugares retratados nas Escrituras foram repetidamente confirmados por descobertas seculares. Muitas dessas descobertas ocorreram depois que os céticos insinuaram que os relatos da Bíblia eram fictícios.

A história e a literatura, por sua vez, também apoiam a existência de Deus. A preservação da Bíblia é um exemplo: a nossa capacidade de rastrear o texto existente das Escrituras até uma época tão próxima dos acontecimentos originais apoia a fiabilidade da Bíblia. A influência judaico-cristã na cultura, na moralidade, nos direitos humanos e no nascimento da ciência moderna também indica fortemente uma abordagem alinhada com a verdade.

Abaixo os canais que sigo e que confirma a existência de Deus com ajuda da Arqueologia moderna:




Eis algumas evidências da existência de Deus são encontrados na própria Bíblia:


- Deus é revelado na criação

Nosso universo é incrível! Desde o movimento de galáxias à composição de átomos, tudo tem uma ordem e cada coisa tem o seu lugar. A complexidade, a beleza e o tamanho de nosso mundo são um testamento ao poder e à glória de Deus. A Bíblia diz que Deus se manifesta através da criação, de maneira que não temos desculpa para negar Sua existência. "Pois, desde a criação do mundo, os atributos invisíveis de Deus — o seu eterno poder e a sua natureza divina — têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis" Romanos 1:20

No mínimo, a compreensão de quão pouco sabemos sobre nosso mundo é uma razão para aceitar a possibilidade da existência de Deus. Se há tanta coisa que não conhecemos e com o qual nunca tivemos contato, será que uma pessoa pode dizer com certeza que Deus não existe somente porque nunca teve contato com Ele?


- O anseio pela eternidade

Por que queremos tanto sobreviver? O instinto de sobrevivência orienta muitas de nossas ações mas não faz sentido em um mundo sem Deus. Se Deus não existe, então a eternidade também não existe. O universo surgiu do caos e vai acabar em destruição. Mesmo se conseguirmos viver biliões de anos, no fim, tudo será destruído. É impossível viver para sempre.

Mesmo assim, estamos obcecados com a eternidade. Cada ser vivo procura sobreviver e passar seus genes à próxima geração. E os seres humanos são as criaturas que mais procuram sobreviver. Tentamos adiar a morte mais e mais, enchemos a terra com pessoas e procuramos desesperadamente reverter a morte! Porquê? Porque, no fundo, todos nos revoltamos com a morte. Não é assim que o mundo devia ser. Todos queremos viver eternamente, apesar de, sem Deus, isso ser uma ideia ridícula. Mas a Bíblia diz que esse desejo vem de Deus. "Ele fez tudo belo a seu tempo. Também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este consiga compreender a obra que Deus fez do começo ao fim."Eclesiastes 3:11

Ele é eterno e o dono de toda a vida. Somente através de Deus podemos viver para sempre. O anseio pela eternidade é o anseio por Deus.


- A ressurreição de Jesus

Se Deus não existe, como pode Jesus ter ressuscitado? No entanto, centenas de pessoas afirmaram ter visto Jesus vivo, depois que morreu! 

"Pois o que primeiramente transmiti a vocês foi o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e, mais tarde, aos Doze. Depois disso, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. Em seguida, apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; finalmente, como a um que nasceu fora de tempo, apareceu também a mim." 1Coríntios 15:3-8

E muitas dessas pessoas foram perseguidas, presas e até mortas por afirmarem que tinham visto Jesus ressuscitado mas não desmentiram.

Com sua ressurreição, Jesus provou que Deus existe e tem poder. Sem Deus, é impossível alguém ressuscitar. A morte não é reversível, especialmente três dias depois! Jesus é a grande prova que Deus existe.


- Milagres acontecem

Sim, milagres ainda acontecem. A Bíblia conta sobre muitos milagres que aconteceram ao longo da História, desde curas a multiplicação de comida 

"Jesus respondeu: ― Voltem e anunciem a João o que vocês ouvem e veem: os cegos veem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e o evangelho está sendo pregado aos pobres. Bem-aventurado aquele que não tropeça por minha causa." Mateus 11:4-6.

No nome de Deus, coisas impossíveis aconteceram. E isso não aconteceu apenas no passado. Deus continua fazendo milagres até hoje. Pelo poder de Deus, pessoas são curadas, relacionamentos são restaurados, vícios são quebrados e vidas são transformadas. Há um Deus que faz o impossível acontecer.


- Você pode conhecer Deus

Deus não fica distante do homem. Ele não se limita a nos dar provas de Sua existência no mundo à nossa volta. Ele nos dá a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente todos os dias. Se você quer mesmo saber se Deus existe, peça a Ele que Se revele a você. O resultado poderá lhe surpreender. Deus quer estabelecer um relacionamento com você, um a um. Essa é a melhor forma de descobrir se Deus existe.

"Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, porque preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar o prazer transitório do pecado. Por causa de Cristo, considerou a desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois contemplava a recompensa. Pela fé, saiu do Egito, por não temer a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. Pela fé, celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos primogênitos dos israelitas. Pela fé, o povo atravessou o mar Vermelho em terra seca, mas, quando os egípcios tentaram fazê‑lo, morreram afogados." Hebreus 11:24-29

Tudo é uma questão de fé!

Existem muitas razões para crer que Deus existe mas, no fim, tudo depende disso mesmo: Fé. Há pessoas que acreditam sem terem provas e há pessoas que se recusam a acreditar, mesmo diante de um monte de evidência sólida! Não somos assim tão racionais quanto gostamos de pensar. Crer em Deus não é suicídio intelectual. Mas, mesmo diante de muita evidência, ainda temos de tomar um passo de fé. A certeza só vem pela fé.

"Ora, a fé é a confiança daquilo que esperamos e a certeza das coisas que não vemos." Hebreus 11:1

A decisão é sua. Você pode viver crendo que Deus não existe, procurando outras explicações para a evidência, ou você pode crer em Deus e ter sua vida transformada por Ele. "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." Hebreus 11:6


Analise tudo com cuidado e faça sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente, deixe sua sugestão ou uma nova pergunta...